Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Planta da HortaPlanta da Horta
  • Aplicação de estrumeAplicação de estrume
  • Fresar o terreno com a motocultivadoraFresar o terreno com a motocultivadora
  • Inicio da preparação do terreno (cava à mão)Inicio da preparação do terreno (cava à mão)
  • Limpeza do TerrenoLimpeza do Terreno
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Começou este ano lectivo- 2013/2014.

Área aproximada da horta

60 metros quadrados.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Promover uma horta biológica na escola; Incutir conhecimentos sobre produtos biológicos; Divulgar o trabalho dos alunos; Dar a conhecer a Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade do projecto prende-se com a recuperação de um talhão de terreno que estava “abandonado” Inicialmente fez-se a recolha do lixo não degradável, seguido de toda a preparação do terreno manualmente aproveitando a erva aí existente para compostagem, mas também para a fertilização do solo. A seguir fez-se a construção de uma estufa para a sementeira dos produtos; Esta estufa foi construída com estacas de mimosa e da total responsabilidade dos alunos. Antes da construção, os alunos fizeram o esboço da planta da estufa, registaram o material necessário, foram aproveitar os paus de mimosa, do desbaste feito na escola e aproveitaram arames e plásticos de outras actividades.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Preparação do terreno e tratamento fitossanitários e Ciências Naturais.
  • N.º de alunos envolvidos: 7
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 7

Como são envolvidas as famílias?

Todos de uma forma indirecta dando Informações para as sementeiras, para darem sementes…

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Tratando-se de uma escola com alunos que de uma forma geral são pouco motivados para os estudos, com baixa auto-estima e com interesses divergentes, este projecto é uma forma de valorizar o seu trabalho, incidindo mais na parte prática, e promover o reconhecimento do trabalho desenvolvido.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Pelo facto da turma de mecanização, na disciplina de preparação do terreno e tratamentos fitossanitários, ter apenas 7 alunos, as tarefas são repartidas facilmente por todos.

Como é feita a preparação do solo?

Na parte inicial foi feita manualmente, cavado à enxada (ver foto em anexo); posteriormente utilizou-se o motocultivador para fresar o terreno. Para além da compostagem já realizada, introduziu-se estrume dos animais da quinta(escola) para fertilizar o solo. Os passos seguintes serão todos realizados manualmente.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com todos os restos de materiais degradáveis possíveis.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, cenouras, chirivia e algumas plantas aromáticas.

Como é feita a gestão da rega?

Ainda não foi necessário fazer-se mas, está a pensar-se num sistema de rega elaborada pelos alunos utilizando garrafas de plástico e pedaços de mangueira.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Ainda não foi realizada nenhum controlo de pragas ….

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Indiretamente através do estrume dos animais- porcos, cavalos, vacas e ovelhas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Promover a aquisição dos produtos biológicos por toda a comunidade educativa. Aquando a recepção dos alunos de outras escolas para conhecer a nossa escola, divulgam-se e distribuem-se alguns dos produtos produzidos.

 

Publicado por: Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa

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Professor coordenador da horta: Cristina Maria de Jesus Rocha Caria