Colégio O Cantinho dos Amigos

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Aspeto inicial da horta em setembro/outubro de 2013 onde estão plantadas as couves do ano letivo anterior, o limoeiro e a laranjeira.Aspeto inicial da horta em setembro/outubro de 2013 onde estão plantadas as couves do ano letivo anterior, o limoeiro e a laranjeira.
  • Aspeto inicial da horta em setembro/outubro de 2013 onde estão plantadas a cerejeira sem a definição dos canteiros e cheia de ervas daninhas.Aspeto inicial da horta em setembro/outubro de 2013 onde estão plantadas a cerejeira sem a definição dos canteiros e cheia de ervas daninhas.
  • Aspeto inicial da horta em setembro/outubro de 2013 onde estão plantadas a tangerineira, o sobreiro e as ervas aromáticas.Aspeto inicial da horta em setembro/outubro de 2013 onde estão plantadas a tangerineira, o sobreiro e as ervas aromáticas.
  • Os alunos fizeram as sementeiras de diversas plantas para depois serem transplantadas para a horta, quando tivessem um tamanho adequado. Aqui é a sementeira do 3.º ano,  de repolho, e que foi feita num suporte próprio, tendo sendo reutilizado.Os alunos fizeram as sementeiras de diversas plantas para depois serem transplantadas para a horta, quando tivessem um tamanho adequado. Aqui é a sementeira do 3.º ano, de repolho, e que foi feita num suporte próprio, tendo sendo reutilizado.
  • Os alunos do 4.º ano fizeram a sementeira de alfaces para depois serem transplantadas usando garrafões de 5 litros que foram reaproveitados.Os alunos do 4.º ano fizeram a sementeira de alfaces para depois serem transplantadas usando garrafões de 5 litros que foram reaproveitados.
  • Os alunos da sala C foram à horta fazer a sua sementeira de ervilhas em recipientes reaproveitados de higiene pessoal e da casa (garrafas de detergente da roupa, por exemplo).Os alunos da sala C foram à horta fazer a sua sementeira de ervilhas em recipientes reaproveitados de higiene pessoal e da casa (garrafas de detergente da roupa, por exemplo).
  • Os alunos do 1.º A foram semear ervilhas na horta, depois dos canteiros terem sido definidos.Os alunos do 1.º A foram semear ervilhas na horta, depois dos canteiros terem sido definidos.
  • Os alunos do 1.º V foram semear cebolas na horta, depois dos canteiros terem sido definidos.Os alunos do 1.º V foram semear cebolas na horta, depois dos canteiros terem sido definidos.
  • Os alunos do 2.º ano transplantaram morangueiros para vasos Os alunos do 2.º ano transplantaram morangueiros para vasos "rústicos", feitos a partir de garrafões de água, para colocar no muro da horta, junto ao muro do colégio.
  • Aspeto da horta após esta ter sido limpa e os canteiros feitos em outubro/novembro de 2013. Canteiro das ervas aromáticas.Aspeto da horta após esta ter sido limpa e os canteiros feitos em outubro/novembro de 2013. Canteiro das ervas aromáticas.
  • Aspeto da horta após esta ter sido limpa e os canteiros feitos em outubro/novembro de 2013. Canteiro das ervas aromáticas.Aspeto da horta após esta ter sido limpa e os canteiros feitos em outubro/novembro de 2013. Canteiro das ervas aromáticas.
  • Esquema da nossa horta com os canteiros, culturas e árvores.Esquema da nossa horta com os canteiros, culturas e árvores.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de três anos

Área aproximada da horta

Cerca de 15 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Pretendemos criar e dinamizar a nossa horta de forma a que todos os alunos, pessoal docente e não docente bem como a restante comunidade educativa, possam participar neste projeto. Para além disto, queremos promover o conhecimento da origem dos produtos que os alunos consomem e fomentar o consumo de produtos biológicos bem como a criação de hortas urbanas pelas famílias dos alunos.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A implicação de todos os alunos do colégio, desde a Creche até ao 1.º Ciclo, e pessoal docente e não docente, na dinamização das atividades da horta.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 12
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, Oferta Complementar e Português - 1.º Ciclo/ Área do Conhecimento do Mundo, Área da Comunicação e Expressão e da Formação Pessoal e Social - Pré-escolar
  • N.º de alunos envolvidos: 213
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 30
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Estão a ser informadas, através das notícias expostas no Ponto Verde e na página do Facebook do Colégio, das atividades que estão a decorrer ou que se encontram planificadas. Posteriormente, serão convidadas a visitar a horta, a participar no concurso "Um espantalho para a horta", a irem aos mercados que iremos visitar e onde iremos vender os produtos cultivados na horta para ver a comercialização dos mesmos, no desafio "A horta lá de casa", onde serão desafiados a construirem uma horta urbana na sua casa, na palestra sobre as hortas urbanas e a participarem na feira de produtos biológicos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Aumento do consumo de produtos biológicos pelos alunos e respetivas famílias (visível nos dados recolhidos da auditoria ambiental realizada no ano letivo anterior em comparação com os deste ano.) e na criação de horta urbanas por algumas famílias. Os alunos encontram-se mais esclarecidos no que diz respeito à cultivo de plantas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Há uma calendarização definida pela responsável pela horta, a Clara Silva, de acordo com o estado do tempo, o estado da horta e as culturas próprias em cada altura do ano. Cada sala é convidada a inscrever-se para ser a responsável por essa atividade (retirar ervas daninhas, transplantar morangueiros, etc..), sendo que é obrigatório que todos os alunos e funcionários participem e que cada sala produza trabalhos, de acordo com o currículo respetivo da sua valência, para ser posteriormente divulgado.

Como é feita a preparação do solo?

O solo foi estrumado com estrume de cavalo e ovelha, enriquecido com terra mais rica uma vez que a nossa era muito arenosa e pobre. Foram também refeitos os canteiros para uma melhor organização do espaço e culturas.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Será reiniciada neste ano letivo e estamos em fase de sensibilização. Irão ser usados resíduos orgânicos da alimentação fornecida pelo colégio (cascas de batata, cenoura) bem como os restos ogânicos da horta (folhas secas ou murchas, frutos já em decomposição e impróprios para consumos).

Quais as culturas / consociações instaladas?

Framboesas, morangueiros, limoeiro, laranjeira, cerejeira, tangerineira, sobreiro, couves-de-bruxelas, couves, alfaces, favas, ervilhas, alho-francês, espinafres, cebola, batata, alhos, hortelã, salsa, coentros e curgetes

Como é feita a gestão da rega?

Foi instalado neste ano letivo um sistema de rega por aspersores.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

É feita usando técnicas transmitidas por alguns avós e pela responsável da horta quase que de forma artesanal: colocamos 2/3 cabeças de alho em água durante cerca de 2 semana. Depois, coamos essa água que é utilizada para regar as culturas. Outra técnica que usamos é fazer um infusão de urtigas em água e, após 24 horas, pulveriza-se as culturas uma vez que é um herbicida natural. Colocamos ainda sal à volta dos canteiros para evitar que os caracóis e as lesmas "ataquem" as nossas culturas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Vender os legumes, frutos ou ervas aromáticas da horta no mercado perto do colégio. Venda dos produtos da nossa horta da Feira de Produtos Biológicos que irá decorrer no colégio. Confeção dos pratos da ementa do colégio, usando os produtos da horta. Concurso "Um espantalho para a horta". Desafio às famílias "A horta lá de casa". Palestra sobre as hortas urbanas.

 

Publicado por: Colégio O Cantinho dos Amigos

avatar

Professor coordenador da horta: Cláudia Susana Sequeira Cordeiro