Escola Básica Alfredo da Silva

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • As favas já nasceram e já temos encomendas. Uns gostam delas ainda bébés, outros bem crescidas e gordinhas! Vai haver para todos os gostos!As favas já nasceram e já temos encomendas. Uns gostam delas ainda bébés, outros bem crescidas e gordinhas! Vai haver para todos os gostos!
  • Os cravos túnicos dão uma grande ajuda no combate às pragas e alegram a horta.Os cravos túnicos dão uma grande ajuda no combate às pragas e alegram a horta.
  • A água é fundamental para o crescimento, mas temos que estar atentos às pragas.A água é fundamental para o crescimento, mas temos que estar atentos às pragas.
  • Se o tempo arrefece, faz-se uma cobertura com palha. Aquece, protege  e mantém a humidade.Se o tempo arrefece, faz-se uma cobertura com palha. Aquece, protege e mantém a humidade.
  • A terra está pronta, o tempo ainda está ameno, vamos começar a plantar alface e com as primeiras chuvas vão crescer tenrinhas!A terra está pronta, o tempo ainda está ameno, vamos começar a plantar alface e com as primeiras chuvas vão crescer tenrinhas!
  • As cores lindas da terra aparecem, mas só ao fim de muito trabalho!As cores lindas da terra aparecem, mas só ao fim de muito trabalho!
  • ... em todo o lado. Mas com este prado verde a terra fica mais rica em azoto e outros nutrientes!... em todo o lado. Mas com este prado verde a terra fica mais rica em azoto e outros nutrientes!
  • No ínicio era só prado verde...No ínicio era só prado verde...
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8 anos

Área aproximada da horta

90m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Consegue-se com carácter lúdico a transmissão de conhecimentos transversal: o Clube integra alguns elementos com muita sabedoria na área, que partilham com os colegas e os motivam. Os docentes aprendem com os alunos e implementam estratégias de aplicação desses conhecimentos, como forma de os motivar, explorar a sua auto-estima. É um espaço convívio mas também de aprendizagens em que muitos alunos revelam competências não exploradas nos curricula das várias disciplinas

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A dinamização ser essencialmente feita pelos alunos, dado o elevado nível de interesse na participação.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, matemática e artes e ofícios
  • N.º de alunos envolvidos: 20
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

Como são envolvidas as famílias?

Deslocam-se à horta e transmitem conhecimentos aos membros do clube. Fornecem plantas. Emprestam maquinaria para trabalhar o solo.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A motivação, as vendas que não chegam para as encomendas... é com orgulho que os alunos e a comunidade escolar compram os nossos produtos. A qualidade de um produto 100% biológico não tem preço!

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada em função do seu horário: 5 tempos semanais distribuídos por 3 dias diferentes. A repartição de tarefas advém de diversos projectos que se vão desenvolvendo sucessivamente, e.g., construção do espantalho, construção do compostor, plantação e sementeiras de acordo com a calendarização do Borda dÁgua.

Como é feita a preparação do solo?

Motocultivadora e alfaias diversas.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Os próprios materiais recolhidos da horta.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Diversas. De acordo com a época

Como é feita a gestão da rega?

Até ao momento de acordo com a estação das chuvas.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não tem sido necessário, uma vez que não temos pragas nem infestantes.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Venda de produtos da horta na escola. Parceria com o clube da doçaria, fornecendo limões, erva cidreira( que substitui o açúcar) e ervas aromáticas e decorativas. Elaboração de compostor e do espantálho. Apanha de cana para estacamentos. Reparação do sistema de rega.

 

Publicado por: Escola Básica Alfredo da Silva

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Goretti Moreira Fernandes