Colégio Nossa Senhora do Alto

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • As nossas alfaces.As nossas alfaces.
  • As favas.As favas.
  • As ervas aromáticas.As ervas aromáticas.
  • Canteiro das couves.Canteiro das couves.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Exista na escola uma horta desde o ano lectivo 2012/2013

Área aproximada da horta

Para colocar este projeto em prática foram selecionados dois canteiros do Colégio com dimensões aproximadas de 2,60m x 8,50m (canteiro superior) 1,80m x 8,50m (canteiro inferior).

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A Horta Biológica do Colégio Nossa Senhora do Alto surgiu para melhor rentabilizar os espaços envolventes do Colégio e com o objetivo dos alunos do 1º Ciclo contactarem, diretamente, com a produção agrícola e com o desenvolvimento de espécies vegetais comestíveis, nas suas mais variadas fases de desenvolvimentos. Deste modo, a participação dos alunos na realização da Horta Biológica é fundamental para que estes a sintam como sua e percebem a importância do cultivo e da produção de alimentos cada vez mais saudáveis.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio do 1º Ciclo
  • N.º de alunos envolvidos: 109
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Os pais não se encontram envolvidos directamente nas atividades da horta, mas indiretamente acompanham a evolução dos trabalhos realizados através de diversos meios de divulgação: contacto directo com as professoras do 1º Ciclo, site oficial do Colégio ou pela exposição fotográfica num local específico do Colégio.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos alunos do 1º Ciclo em parceria com as professoras titulares de turma e com a professora responsável pelo projecto (professora, Clélia Vieira que lecciona a disciplina de Ciências Naturais do 3º Ciclo). A manutenção é registada em documento apropriado para serem controladas as pulverizações com solução de sabão azul e branco e/ou óleo de Neem.

Como é feita a preparação do solo?

O solo foi previamente mexido com o auxílio de ferramentas manuais específicas, tendo para tal sido essencial a colaboração do professor Délio Gomes.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface - Cebola; Alface - Couve; Alface - Feijão; Couve - Feijão.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com recurso a mangueira que foi especificamente instalada junto à horta. Nas épocas chuvosas a rega foi suspensa, tendo sido aproveitada a água das chuvas. Em períodos de menor pluviosidade tem sido efectuada a rega uma vez por semana ou duas, em função da necessidade de repor a humidade do solo. Nos períodos que se avizinham de maior calor a rega será intensificada de acordo com as necessidades.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

As culturas sofrem "vistoria" por parte dos alunos e professores envolvidos de modo a que sejam retirados alguns seres que se instalem, nomeadamente, caracóis e lagartas. Após a extração das pragas é feita a pulverização com soluções de sabão azul e branco e/ou com soluções de óleo de Neem. Mesmo quando não se verifica a presença de pragas é feita a pulverização das culturas com as soluções de modo a evitar que as pragas se instalem.

Existem animais ligados à horta?

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

 

Publicado por: Colégio Nossa Senhora do Alto

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Professor coordenador da horta: Carmen Sofia Rodrigues