Escola Básica Manuel Ferreira Patrício

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Cerca Degradada e muito IncompletaCerca Degradada e muito Incompleta
  • Canteiro de Ervas AromáticasCanteiro de Ervas Aromáticas
  • Estrume para espalharEstrume para espalhar
  • CompostorCompostor
  • Terreno em BrutoTerreno em Bruto
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe horta na escola há 5 anos

Área aproximada da horta

A horta tem aproximadamente 100 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

•Conhecer algumas ferramentas essenciais para a preparação do terreno e plantação das plantas hortícolas: enxada, regador, ancinho, sacho, carrinho de mão. •Conhecer os legumes e as ervas aromáticas características da região do Alentejo. •Dar a conhecer à comunidade escolar, nomeadamente aos alunos, as ervas aromáticas e os legumes e a sua utilização na gastronomia regional alentejana. •Promover uma alimentação saudável. •Promover a integração na escola. •Promover a responsabilidade individual e colectiva no seio da Escola. •Informar os alunos sobre a importância da agricultura biológica. •Educar para a sustentabilidade.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

.Implementar culturas adaptadas às condições da região. .Compostagem com os resíduos orgânicos da cantina e do bar da escola. .Não são usados pesticidas nem herbicidas e os fertilizantes utilizados são naturais, provenientes da compostagem dos resíduos orgânicos. .Promove a articulação com as turmas da Escola. . Os produtos obtidos serão utlizados na cantina escolar.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do meio, matemática e educação para a cidadania
  • N.º de alunos envolvidos: 200
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3+1

Como são envolvidas as famílias?

Alguns familiares ajudam na preparação da terra e na plantação de alguns produtos. Ajudam, ainda, os alunos na orientação da rega.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Divulgação e sensibilização para o consumo de produtos biológicos junto da população escolar.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

•Semear, plantar e cuidar de diversas plantas e legumes na horta da escola- alunos do 1º ciclo. •Apresentar na cantina da Escola Básica Manuel Ferreira Patrício os legumes e as ervas aromáticas, com indicação do seu nome e as suas características- alunos do 1º ciclo. •Realizar um Quiz sobre os legumes e as ervas aromáticas- alunos do pré escolar e do 1º ciclo. •Divulgar ditados, histórias e tradições alentejanas relacionadas com as ervas aromáticas- alunos do 1º ciclo. •Fazer a gestão do compostor de resíduos e utilizar o composto como adubo na horta- alunos do 2º e 3º ciclo e funcionários da cantina/bar. •Criar vários canteiros ao longo do ano lectivo, de acordo com ciclo biológico dos diferentes vegetais e legumes - alunos do pré escolar e do 1º ciclo. •Apanhar a azeitona das oliveiras da Escola e respectivo tratamento para alimentação da azeitona- alunos do 1º e 2º ciclo orientados pelos alunos do 3º ciclo. •Promover em articulação com as turmas da Escola através dos docentes actividades de jardinagem e trabalhos na horta. Será apresentado um formulário de forma a que os professores possam fazer a inscrição por dia e hora e actividade que pretendem desenvolver - professor responsável pela atividade. •Substituir as cancelas, em madeira, que delimitam o espaço da horta, uma vez que estas estão muito incompletas - alunos da turma PIEF e PCA orientados pelo professor de educação visual e tecnológica.

Como é feita a preparação do solo?

Foi solicitado à GNR de Évora uma carrada de estrume de cavalo. O estrume foi espalhado pela horta.Dias depois, com o auxilio da moto-enxada, revirou -se a terra a uns 15 cm de profundidade. Com o ancinho desmancharam-se os torrões, retirando pedras e outros objtos, nivelando o terreno. Iniciou -se a demarcação dos canteiros com a ajuda de estacas e cordas. Ficou alguns dias em repouso, após o que se iniciaram as plantações.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com restos de legumes utilizados na confeção das refeições, cascas de frutos e legumes, folhas secas e flores murchas/ restods de colheitas, borras de café, palha e terra, em espaço próprio, junto à horta. Diariamente, um aluno e uma funcionária, depositam os restos da confeção dos alimentos ( cascas de frutos e legumes). Com a ajuda de um ancinho o composto é remechido diáriamente e regado se necessário.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Por motivo de adversidades atmosféricas iniciaram -se os trabalhos apenas em janeiro, no entanto, já foram plantadas batatas, favas e alhos e foram semeados coentros, salsa, rabanetes e espinafres. Á volta dos canteiros de coentros e salsa colocaram -se plantas de couve e alface.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos com regador e mangueira sob a vigilância de um adulto.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

O controlo é feito pelos próprios organismos do solo. As joaninhas alimentam-se dos piolhos das plantas ou pulgões; as carochas, predadoras de caracois, lesmas e escaravelhos da batata e pequenas lagartas; as vespas combatem as lagartas, as moscas e os escravelhos; as aranhas comem pragas que possam surgir.Caso seja detetada alguma planta doente, esta é eliminada manualmente.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos provenientes da horta serão utilizados na confeção de alimentos na cantina escolar. O excedente será vendido à comunidade escolar. No Dia Mundial da Alimentação haverá venda de produtos no "Mercadinho" realizado na escola.

 

Publicado por: Escola Básica Manuel Ferreira Patrício

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Professor coordenador da horta: Maria Susana Rebocho Marques