EB1 da Freguesia da Encarnação

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • inicio da construção da vedação para a horta biológica da EB1 da Encarnaçãoinicio da construção da vedação para a horta biológica da EB1 da Encarnação
  • preparação do terreno para a hortapreparação do terreno para a horta
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 2 anos

Área aproximada da horta

85m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Incentivar uma nova relação com o meio ambiente, sensibilizando para práticas ambientais equilibradoras e de sustentabilidade. Promover competências criativas e inovadoras. Reconhecer alguns cuidados a ter com as plantas. Observar plantas nas diferentes fases da sua vida. Compreender a acompanhar todo o processo de crescimento e maturação dos produtos hortícolas. Melhorar os hábitos alimentares. Despertar para uma atitude empreendedora.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Despertar e sensibilizar para a agricultura biológica e à problemática ambiental, proporcionar experiências pedagógicas em camalhões, com fatores naturais (temperatura, humidade, solo) e substrato biológico (produto natural). Uma horta sã e isenta de produtos químicos, utilizando técnicas de consociações.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Matemática, Português, Estudo do Meio, Expressão Plástica, Movimento Música e Drama.
  • N.º de alunos envolvidos: 200
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

Como são envolvidas as famílias?

São convidadas e outras são voluntárias a desenvolver algumas atividades.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Feirinha biológica, exposição de trabalhos.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, com a colaboração dos alunos e pais voluntários.

Como é feita a preparação do solo?

Antes de iniciar a plantação e sementeira, preparou-se os canteiros, com o auxílio de algumas ferramentas como ancinho, enxada e sacho. Com o ancinho, desmancharam-se os torrões, retirando pedras e outros objetos para nivelar o terreno. Com a enxada demarcou-se os canteiros. A sua área é variável. Há canteiros com 2 m2 e outros com 3 m2. Na horta existem 20 canteiros, com diversos tamanhos. Foi posto em cada canteiro composto natural na proporção de 4 quilos/m2.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Sim, com ervas, plantas velhas e palhas.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantas cultivadas: courgete, alface, couve/bróculo, beterraba,batata, alho francês, acelga, espinafre.

Como é feita a gestão da rega?

É feita pelos alunos, mediante escala.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Através da observação.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Caracóis, minhocas, joaninhas...

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Feiras e concursos.

 

Publicado por: EB1 da Freguesia da Encarnação

avatar

Professor coordenador da horta: edite maria lucas vieira da silva