Escola EB/S de Rebordosa

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Mas também morangos!Mas também morangos!
  • Também plantamos fruteiras, esperamos colher framboesas!Também plantamos fruteiras, esperamos colher framboesas!
  • Outras do ano anterior rebentaram de novo como os oregãos , a salsa e a hortelã pimenta!Outras do ano anterior rebentaram de novo como os oregãos , a salsa e a hortelã pimenta!
  • Plantamos muitas aromáticas:estragão, tomilho, salvia, manjericão...Plantamos muitas aromáticas:estragão, tomilho, salvia, manjericão...
  • Tomates e pimentos!Tomates e pimentos!
  • Couve-flor, alho francês, rúcula...Couve-flor, alho francês, rúcula...
  • Plantamos courgete, melancias, meloas...Plantamos courgete, melancias, meloas...
  • As  batatas hão-de produzir!As batatas hão-de produzir!
  • Os nossos alunos já distingue o aipo da salsa da nossa horta!Os nossos alunos já distingue o aipo da salsa da nossa horta!
  • Ainda não estão prontas para colher mas já não falta muito!Ainda não estão prontas para colher mas já não falta muito!
  • Ervilheira produzindo!Ervilheira produzindo!
  • Ora cá temos os 1º frutos da ervilheira!Ora cá temos os 1º frutos da ervilheira!
  • Março: plantio de cebolo.Março: plantio de cebolo.
  • O cebolo semeado no inverno resistiu e chegou à primavera!O cebolo semeado no inverno resistiu e chegou à primavera!
  • Ervilhas em marçoErvilhas em março
  • A chuva não pára e o frio não se aguenta mas nós temos resistido!A chuva não pára e o frio não se aguenta mas nós temos resistido!
  • Ora cá está já rompemos o ventre da Terra!Ora cá está já rompemos o ventre da Terra!
  • Ervilhas: Os meninos do ensino especial gostam muito de nós e ainda não nascemos!Ervilhas: Os meninos do ensino especial gostam muito de nós e ainda não nascemos!
  • Favas - Semeadas em novembro vejam o que crescemos em janeiro!Favas - Semeadas em novembro vejam o que crescemos em janeiro!
  • O meu amigo cebolo não fica sozinho!O meu amigo cebolo não fica sozinho!
  • Não vou deixar que comam nem estraguem as ervilhas e favas!Não vou deixar que comam nem estraguem as ervilhas e favas!
  • Olá, as favas sobreviveram ao tornado que afetou a sede do nosso agrupamento!Olá, as favas sobreviveram ao tornado que afetou a sede do nosso agrupamento!
  • Tratam-nos com mil cuidados! Nós as ervilhas fomos estacadas, para não quebrar, termos onde nos agarrar e assim dar boa colheita!Tratam-nos com mil cuidados! Nós as ervilhas fomos estacadas, para não quebrar, termos onde nos agarrar e assim dar boa colheita!
  • Eh!Somos as favas da EB/S de Rebordosa estamos em março e temos flor.Eh!Somos as favas da EB/S de Rebordosa estamos em março e temos flor.
  • Ora cá estão os tomateiros plantados, esperemos que o frio não os estrague!Ora cá estão os tomateiros plantados, esperemos que o frio não os estrague!
  • Apesar da chuva que não tem dado tréguas as ervilhas resistem!Apesar da chuva que não tem dado tréguas as ervilhas resistem!
  • As favas estão tão floridas, a ver vamos se dão fruto!As favas estão tão floridas, a ver vamos se dão fruto!
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

cerca de dois anos

Área aproximada da horta

40 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Apoio a alunos com necessidades especiais, ocupação de tempos livres de alunos e comunidade escolar.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Articulação com as artes, clube da floresta, clube das ciências, bufete e cantina. Desenvolvimento e aplicação de conhecimentos agrícolas adquiridos fora da escola (junto de pais, avós, vizinhos). Partilha de saberes. Incremento da cooperação/ interajuda numa equipa. Desenvolvimento de atitudes de respeito, responsabilidade e socialização. Integração de alunos com deficiência.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais e EVT
  • N.º de alunos envolvidos: 12
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

Oferta de sementes, ajuda na preparação do terreno, participação na compostagem através da entrega de café.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Criação de laços de amizade por envolvimento em projeto comum, maior respeito pelo espaço verde da escola, integração de alunos com problemas, aplicação da regra dos 3R's, maior civismo (em vez de vandalizar latas vazias e recipientes de plástico entregam-nos para recolha de água da chuva e posterior rega).

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Á 3ª feira das 9:30h -10:20h , a docente Adélia Neves orienta e trabalha com os alunos do ensino especial, limpando, semeando, regando, de acordo com as tarefas do "borda de água" e conhecimentos próprios. Ocasionalmente uma funcionária ajuda. Á 4ª feira a coordenadora do eco-escolas das 14:30h-15:20h, trabalha com um grupo de alunos voluntários de 2 turma de 2º ciclo, dando seguimento ao trabalho iniciado e colocam o café recolhido ao longo da semana no compostor, decoram a horta com trabalhos realizados em EVT.

Como é feita a preparação do solo?

Com ajuda de pais e da junta de freguesia (transporte de terra fértil)

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Em 2 locais 1 compostor oferta da AmbiSousa e um "ninho" onde se depositam: erva, folhas e ramos de árvores da escola, cascas de fruta. restos de vegetais do bufete e cantina, café usado, cascas de ovos. Intercalam-se verdes e castanhos.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas,ervilhas, cebolo, batata, morangos,aipo,ervas aromáticas (hortelãs diversas, manjericão, funcho, tomilho, salsa, oregãos), couve portuguesa, bróculos, tomate, pimentos, abóboras, beringelas,

Como é feita a gestão da rega?

Água da chuva recolhida e mangueira colocada próximo do local , mas a chave é guardada tal como as alfaias pelo funcionário.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Por observação, em outubro tivemos que preparar uma solução com vinagre e sal para combater a lagarta da couve que resultou plenamente!

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Venda de chás e ervas aromáticas, confeção de sandes do bufete

 

Publicado por: Escola EB/S de Rebordosa

avatar

Professor coordenador da horta: Laurinda Moreira da Silva