Escola EB 2,3 Conde de Vilalva

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Venda de azeitonaVenda de azeitona
  • Preparação de um novo canteiroPreparação de um novo canteiro
  • Terreno preparado para a hortaTerreno preparado para a horta
  • Espaço para a hortaEspaço para a horta
  • Preparação do terreno para a hortaPreparação do terreno para a horta
  • Fertilização do soloFertilização do solo
  • 1ª sementeira1ª sementeira
  • O nosso favalO nosso faval
  • CompostagemCompostagem
  • Preparação de um canteiro pelos alunosPreparação de um canteiro pelos alunos
  • Plantação de couvesPlantação de couves
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Ao longo de vários anos foram feitas várias tentativas de construção de uma horta biológica na escola. Os resultados foram pouco consistentes. No ano letivo 2012/2013, o curso CEF de jardinagem iniciou uma horta biológica à qual deu continuidade este ano.

Área aproximada da horta

+ de 10m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Para além dos aspetos positivos reconhecidos às hortas biológicas para a proteção do ambiente, aumento da biodiversidade, alimentação saudável, entre outros, nas escolas, a criação de uma horta constitui um recurso pedagógico valioso enquanto meio auxiliar para a compreensão dos conteúdos programáticos das várias disciplinas; possibilita o contacto direto entre o conhecimento teórico e prático; contribui para a resolução de algumas situações de indisciplina gerada, algumas vezes, pela inatividade dos alunos e poderá incentivar as famílias para a produção de alimentos em casa. Objetivos: - Promover a educação ambiental, a promoção de valores e a mudança de atitudes dos alunos face ao ambiente; - Proporcionar oportunidades para que os alunos experienciem trabalhos agrícolas que lhes permitam compreender a origem de alguns alimentos e o ciclo de vida de algumas plantas; - Promover a cooperação e a interação social entre a comunidade educativa e as famílias; - Promover o sentido de responsabilidade dos alunos na manutenção e preservação dos canteiros; - Promover a participação e a integração dos alunos com Necessidades Educativas Especiais; - Valorizar práticas agrícolas amigas do ambiente; - Acompanhar o processo de formação de produtos agrícolas – preparação do solo, sementeira, crescimento, colheita e utilização dos mesmos.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Sob o lema Horta Biológica- "Cultive a ideia, temos um canteiro à espera" pretende-se apostar na maior participação da comunidade escolar e das famílias nos projetos em desenvolvimento na escola. Pela observação diária das hortas urbanas existentes perto da escola, considerou-se a possibilidade de trazer para a escola o mesmo modelo de organização e funcionamento. O Departamento de Educação Especial e alunos com Necessidades Educativas Especiais, o projeto Eco-Escolas e a turma CEF são os dinamizadores do projeto que visa a participação social, a aprendizagem e a educação para a cidadania tendo em vista o desenvolvimento sustentável. Foram delimitados canteiros que são disponibilizados a turmas, grupos de alunos, professores e funcionários, elaborados cartazes para divulgação do projeto, regulamento e ficha de utilizador, de acordo com as hortas urbanas. Na primeira fase do projeto Horta biológica foi dada prioridade à participação das turmas de 5º ano, para dar continuidade ao projeto.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 12
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, MatemátE ducação Especial, Formação Cívica (todas as disciplinas), Educação Tecnológica e Educação Visual.
  • N.º de alunos envolvidos: 120
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 15
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Dependendo das turmas a participação das famílias poderá ser direta, a família desloca-se à escola e indireta através da disponibilização de informação, sementes e transmissão de conhecimentos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Este modelo de horta ainda se encontra na fase inicial, no entanto, salientamos o interesse que tem despertado nos alunos e professores e a colaboração prestada pelos alunos do curso CEF aos alunos com necessidades educativas especiais. A feira de compotas (confeccionadas na escola), apanha de azeitona em novembro, temperada na escola pelos alunos e vendida em dezembro teve uma adesão muito grande por parte da comunidade educativa e das famílias. Os alunos de turmas que já têm canteiro atribuído, quando o tempo tem permitido, no intervalo das aulas vão retirar ervas dos canteiros.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é da responsabilidade dos utilizadores, com a supervisão dos alunos e professores do curso CEF de Jardinagem e professores do Departamento de Educação Especial.

Como é feita a preparação do solo?

Em setembro, com a participação dos alunos do curso CEF e de educação especial, foram removidos todos os materiais pedras, plásticos, lixo fez-se a limpeza do terreno de ervas, com o auxilio de um trator e de um técnico pela Câmara Municipal de Évora, que supervisionou todo o processo. Posteriormente o terreno foi fertilizado com adubo orgânico resultante da compostagem e foram delimitados os canteiros. Após a sementeira cobriu-se o terreno de algumas culturas com palha.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com resíduos orgânicos restos da confeção de alimentos e da comida do refeitório (frutos, cascas). Alguns professores participam e trazem restos de comida de casa, detritos da limpeza de árvores, folhas e borras de café do bar da escola.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortícolas - Favas, espinafres, nabiças, coentros, abóbora, grão, feijão e cenouras e batata. Outras a semear – girassol, milho, plantas aromáticas.

Como é feita a gestão da rega?

Os utilizadores são responsáveis pela rega dos seus canteiros e poderão escolher vários tipos de rega – o regador, utilização de garrafas de plástico- para a rega gota a gota, entre outros, desde que não implique o desperdício de água.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A cargo dos utilizadores, mas sem utilização de produtos químicos. Foram plantadas em dois canteiros plantas que repelem algumas pragas, alecrim, rosmaninho e lavanda. Controle de caracóis e lesmas em hortaliças, vamos utilizar a descrita por: Fonte: www.revistacampoenegocios.com.br Francisco José Zorzenon Tercio Barbosa de Campos Catação: a coleta manual de adultos, Armadilhas: consistem em estopa ou panos embebidos em cerveja ou leite dispostos junto à cultura infestada. Colocar estas armadilhas ao anoitecer e recolher no dia seguinte bem cedo.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Para além dos mercados e confeção de alimentos, a aposta vai recair no embelezamento do espaço da horta – delimitação com rede do espaço , construção de uma passadeira feita com madeira de paletes e construção de sinalética com o nome da horta. Á volta de duas oliveiras foram construídos dois canteiros, um com lavanda, alecrim e tomilho, repelentes de lagartas e possibilitam a polinização. O outro canteiro tem algumas variedades de catos suculentos, por serem plantas que se adaptam bem ao clima do Alentejo e não necessitam de muitas regas. No final do ano serão realizados inquéritos a todos os participantes, para avaliação do projeto.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Conde de Vilalva

avatar

Professor coordenador da horta: Olívia dos Anjos Messias