Escola Sec. Com 3.º Ciclo de Alcanena

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Jardim frontal antes da intervenção com a construção de novos canteirosJardim frontal antes da intervenção com a construção de novos canteiros
  • Construção de um abrigo para as ovelhasConstrução de um abrigo para as ovelhas
  • Construção de novos canteiros para a hortaConstrução de novos canteiros para a horta
  • Construção de novos canteiros para a hortaConstrução de novos canteiros para a horta
  • Colocação e preparação do composto nos novos canteirosColocação e preparação do composto nos novos canteiros
  • Construção de novos canteiros para a hortaConstrução de novos canteiros para a horta
  • Pintura de novos canteiros para a hortaPintura de novos canteiros para a horta
  • Preparação do terreno e sementeiro do pradoPreparação do terreno e sementeiro do prado
  • Planta germinada (azevém- prado)Planta germinada (azevém- prado)
  • Horta- vista geral 2Horta- vista geral 2
  • Horta- vista geral 1Horta- vista geral 1
  • Morangueiros com proteção para as geadasMorangueiros com proteção para as geadas
  • Exterior da estufaExterior da estufa
  • Germinação de sementesGerminação de sementes
  • Viveiro de plantas na estufaViveiro de plantas na estufa
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 5 anos.

Área aproximada da horta

Cerca de 50 metros quadrados.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

* Criar um espaço pedagógico e de sensibilização dos alunos para questões ambientais, ecológicas, agrícolas,...; * Reduzir a quantidade de resíduos da escola através do processo de compostagem; * Promover o embelezamento e a sensibilidade estética; * Produzir e comercializar produtos alimentares essencialmente biológicos; * Potenciar a biodiversidade em espaço escolar; * Envolver toda a comunidade escolar no projeto.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Destacam-se os seguintes: * ser um projeto de agricultura biológica; * a criação de vários projetos (duas charcas, prado, galinheiro, horta, animais, ninhos) que potenciam a biodiversidade em espaço escolar; * o embelezamento e uma acuididade estética.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Agricultura biológica, TIC, biologia, física e química, mundo atual, horta.
  • N.º de alunos envolvidos: 40
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

Como são envolvidas as famílias?

As famílias colaboram na aquisição de plantas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O impacto tem sido positivo, o que se tem refletido no reconhecimento, valorização e no respeito pelo trabalho desenvolvido. A dinamização de vendas permite uma maior consciencialização, por parte dos alunos, em relação à produção alimentar. Possibilita uma aprendizagem ao nível dos sistemas de trocas e comercialização. Professores e funcionários têm a oportunidade de se envolver ao adquirir produtos de elevada qualidade.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é efetuadua pelo curso de agricultura biológica, com supervisão do professor responsável ; A manutenção dos espaços verdes e ajardinados fica a cargo do curso de agricultura biológica, alunos NEE, com supervisão dos professores responsáveis e funcionários;

Como é feita a preparação do solo?

Num primeira fase procede-se à limpeza de ervas infestantes e pedras. Seguidamente, incorpora-se composto (proveniente do processo de compostagem) e procede-se a um amanho pouco profundo.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Existem dois compostores e os materais usados são resíduos vegetais provenientes das limpezas do jardim e da horta. Temos ainda um vermicompostor que utiliza parte dos resíduos do refeitório.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomate, feijão verde, alface, pimento, courgette, morangos, beterraba, rúcula, algumas ervas aromáticas,algumas árvores de fruto, algumas plantas ornamentais, prado.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita através de um sistema automática de rega gota-a-gota.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

O protocolo em relação a esta questão passa por procurar corresponder com os procedimentos próprios da agricultura biológica.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Ovelhas, galinhas, peixes.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Venda/ mercado; Confeção de alimentos; Contagem de dinheiro e realização de trocos com os alunos NEE.

 

Publicado por: Escola Sec. Com 3.º Ciclo de Alcanena

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Professor coordenador da horta: Iolanda Saraiva Vieira