Escola EB1/PE de Porto Moniz

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • As batatas da nossa horta.As batatas da nossa horta.
  • A colheita das batatas.A colheita das batatas.
  • A colocação do espantalho na horta.A colocação do espantalho na horta.
  • As favas da nossa horta.As favas da nossa horta.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há três anos.

Área aproximada da horta

50m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Sensibilizar alunos e toda a comunidade escolar para a importância da agricultura biológica. Alertar a comunidade escolar para os benefícios do consumo de produtos biológicos. Consumir na cantina da escola produtos cultivados na "nossa horta".

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Aproveitamento de um espaço baldio para o cultivo de produtos biológicos. Preparação do terreno, plantação das culturas (estaca, semente...) e respetivos cuidados (regar, arrancar as ervas daninhas, sachar,...). Observação da evolução do crescimento/transformação das culturas. Colheita dos produtos pelos alunos. Consumo dos produtos cultivados na horta.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 12
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Clube do Ambiente
  • N.º de alunos envolvidos: 102
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 10
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 20

Como são envolvidas as famílias?

Colaboram na aquisição de sementes, adubos naturais (estrume de animais),cedência de canas, fio (para amarrar algumas plantas)...

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Incentivo ao consumo de produtos que antes eram rejeitados por alguns alunos. Aprendizagem de diferentes tipos de reprodução das plantas. Elogio de elementos da comunidade ao aproveitamento de um espaço "perdido". Contribuição do embelezamento da vila.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Nas reuniões de Eco-Escolas são definidas e distribuídas as tarefas a realizar por cada turma.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi realizada pelos funcionários da escola, alunos e professores (arrancar as ervas daninhas, cavar, "tirar regos", adubar...).

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com o estrume dos animais (coelhos), ervas arrancadas no terreno, relva do jardim da escola, restos de produtos da cantina (cascas dos produtos)...

Quais as culturas / consociações instaladas?

Milho e feijão rasteiro. Couve e batata.

Como é feita a gestão da rega?

Rega manual (bidão com a água da chuva e da levada).

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Com as ervas aromáticas e a colocação de um espantalho. Confeção de refeições com os produtos colhidos.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Animais herbívoros (coelhos).

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Na confeção de alimentos.

 

Publicado por: Escola EB1/PE de Porto Moniz

avatar

Professor coordenador da horta: Marisa Isabel Martins Afonso