Escola Sec. Vitorino Nemésio

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • reservatório III - colocação de estruturas (ramos) para as aves poderem pousar e beber água no reservatórioreservatório III - colocação de estruturas (ramos) para as aves poderem pousar e beber água no reservatório
  • reservatório I - retenção água da chuva para regareservatório I - retenção água da chuva para rega
  • reservatório II - utilização da água para regareservatório II - utilização da água para rega
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

Área aproximada da horta

área coberta(estufa)- 36m2; área descoberta- 255m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Promover a horta escolar, fornecer vegetais á cantina tendo a garantia da sua qualidade e origem e obter rendimentos financeiros para a escola para re investimento na produção biológica.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

1. Utilização de um espaço anteriormente dado ao abandono 2. Utilização da infraestruturas e ferramentas previamente existentes na escola 3. Utilização do dinheiro da venda dos vegetais do primeiro ano, para compra e implementação de uma estufa nos anos seguintes 4. Inserção de alunos com problemas disciplinares na comunidade escolar

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Cidadania
  • N.º de alunos envolvidos: 40
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

Como são envolvidas as famílias?

Apenas foram envolvidas no apoio á preparação do terreno para o plantio.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

1. Utilização de vegetais produzidos na alimentação disciplinada na cantina da escola 2. Envolvimento dos docentes, discentes e funcionários em atividades conjuntas de promoção ambiental que beneficiam o seu estado físico e psicológico 3. Desenvolvimento do interesse dos alunos na natureza e no trabalho

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Através da comunicação direta entre os envolvidos

Como é feita a preparação do solo?

Manualmente

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Restos orgânicos da limpeza do próprio terreno.

Quais as culturas / consociações instaladas?

morangos couve lombarda alface pimentos malaguetas fava batata abobora alhos cebolas corgetes tomate alcachofras salsa coentros tomate capucho arasais aromáticas diversas

Como é feita a gestão da rega?

com a água da chuva do tanque criado para o efeito; com água da canalização, quando estritamente necessário, na época estival.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Com produtos elaborados por nós próprios - calda de urtigas, copos de cerveja desperdiçada, recolha manual.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

As aves que tem sido atraídas ao local pela disponibilidade do tanque de água; as abelhas pelo plantio de variadissimas espécies vegetais aromáticas

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

mercado de vegetais à quarta feira na sala de professores venda de batidos verdes

 

Publicado por: Escola Sec. Vitorino Nemésio

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Professor coordenador da horta: José Filipe Barata