Escola Secundária Abel Salazar

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • produtos na hortaprodutos na horta
  • batata novabatata nova
  • hoje é dia de plantar pimentoshoje é dia de plantar pimentos
  • as nossas couvesas nossas couves
  • 2 alunos do oitavo ano a limpar a horta . os nossos compostores2 alunos do oitavo ano a limpar a horta . os nossos compostores
  • A D Palmira , responsável pelos funcionários da ESAS,eco-conselheira e  a grande responsável pela existência da hortaA D Palmira , responsável pelos funcionários da ESAS,eco-conselheira e a grande responsável pela existência da horta
  • as cebolas estão a cresceras cebolas estão a crescer
  • os patos da nossa hortaos patos da nossa horta
  • E HOJE A D. PALMIRA RECOLHEU MAIS UNS PRODUTOS DA NOSSA HORTA: 
  BATATA DE EXCELENTE QUALIDADE, FAVAS E CEBOLA NOVA À VENDA NO BUFETE !E HOJE A D. PALMIRA RECOLHEU MAIS UNS PRODUTOS DA NOSSA HORTA: BATATA DE EXCELENTE QUALIDADE, FAVAS E CEBOLA NOVA À VENDA NO BUFETE !
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

Área aproximada da horta

12m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A nossa horta tem o intuito de proporcionar aos nossos alunos o contacto com a natureza, através da realização de actividades agrícolas e de jardinagem adaptadas à população escolar actual.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Desenvolver o gosto pelas actividades agrícolas e de jardinagem; Fomentar a observação e investigação do desenvolvimento das sementes e das plantas.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: geografia e ciências
  • N.º de alunos envolvidos: 20
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

As famílias foram convidadas a participar numa campanha de recolha de sementes que se realizou em abril e que culminou com a recepção de sementes no dia 24 de abril dia ,Eco -Escolas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Este ano devido ao mau tempo os alunos tiveram uma fraca participação . A chuva intensa e diária que caiu até agora não permitiu dinamizar atividades com alunos .Apenas os voluntários ajudaram a preparar a horta . Uma funcionária e eco-conselheira é de facto a grande mentora desta situação.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Como é feita a preparação do solo?

O solo foi cavado e as ervas removidas no fundo, depois folhas, composto e solo, por cima.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com os restos orgânicos da cantina e das folhas das muitas árvores que a escola tem . Algumas turmas estão encarregadas de fazerem a recolha desses restos. Depois de feita a recolha, organiza-se para ser construída a pilha do composto (a mistura correta). Temos dois compostores.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Algumas culturas são alface, batata favas e feijão .

Como é feita a gestão da rega?

Possuímos 3 reservatórios de coleta de precipitação que se encontra canalizada para ser aproveitada para rega .

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é feita por inspecção periódica das plantas .

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

patos e galinhas

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

No dia eco-escolas são vendidos produtos da nossa horta e foi realizada uma recolha de sementes o objetivo do lucro arrecadado é construir uma estufa para o próximo ano.

 

Publicado por: Escola Secundária Abel Salazar

avatar

Professor coordenador da horta: Renata Judite Costa Alves dos Santos