Escola Secundária Ferreira Dias

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Panorama da cultura das favasPanorama da cultura das favas
  • Panorama da cultura inicial  - favas, alfaces alhos e cebolasPanorama da cultura inicial - favas, alfaces alhos e cebolas
  • panorama da cultura de favas2panorama da cultura de favas2
  • Continuação das outras culturasContinuação das outras culturas
  • Local onde se faz a sementeira funcionando  mais ou menos como estufa -varanda da sala dos professores(protegida do vento e com bastante sol e luz.Local onde se faz a sementeira funcionando mais ou menos como estufa -varanda da sala dos professores(protegida do vento e com bastante sol e luz.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Deve existir á mais de três anos.

Área aproximada da horta

Mais ou menos 60m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Produzir em quantidade e qualidade para fornecer a quem precisa. Dar a conhecer as ferramentas para a aprendizagem das técnicas de agricultura aos alunos, funcionários e professores. Promover a sociabilização saudável entre jovens e gerações mais velhas, em especial 3ª idade, aprendendo através da experiência com os mais velhos; ·Educativo, Ensinar a relação produtos supermercado e a sua origem, a terra, forma de produção, promoção de uma alimentação saudável; Social e cidadania, Promover a cidadania e a solidariedade, através da doação dos produtos a famílias carenciadas. Fomentar a partilha, versus egoísmo e individualismo. Combater a solidão no segmento sénior da comunidade local, promover o envolvimento de diferentes gerações num projecto com benefício para a comunidade.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Os alunos além da aprendizagem que adquirem em relação à prática da agricultura. Estão inseridos no âmbito do Prémio do Infante D. Henrique que lhes confere mais maturidade e lhes dá um certo prestígio. o Prémio Infante D. Henrique é a versão Portuguesa do “International Award for Young People – The Duke of Edinburgh’s Award”, sendo seu Fundador e Presidente de Honra, em Portugal, S.A.R. o Duque de Bragança. Este é um programa de desenvolvimento pessoal e social para os jovens, sendo o único programa nacional e internacional, que reconhece os jovens por aquilo que eles fazem, Constituído por actividades voluntárias e não competitivas, destina-se a todos os jovens dos 14 aos 25 anos. Participando num Serviço à Comunidade e aprendendo a prestar um serviço aos outros, os jovens são incentivados a apoiar o próximo; praticando um Desporto, adquirem um desenvolvimento físico e hábitos desportivos; passando pela secção de Talentos, descobrem novos talentos em si ou simplesmente adquirem experiência profissional, tão necessária nos dias de hoje; até à secção da Aventura, considerado um teste à sobrevivência, realizada em grupo e onde se destacam qualidades de liderança, responsabilidade, maturidade, através dos três níveis existentes: Bronze, Prata e Ouro. O programa é atualmente um dos grandes investimentos na formação dos jovens ao acrescentar valor ao CV dos Jovens “Ao possibilitar a transferência de recursos para o apoio de projetos em Educação e Empreendedorismo Social, a Euronext Lisbon cumpre o seu papel social e incentiva que outros sectores da sociedade também o façam. “ “Importante: A Bolsa de Valores Sociais é uma contribuição da Euronext Lisbon e suas Parceiras às Organizações da Sociedade Civil em Portugal.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Física e Química, Economia, filosofia e Inglês.
  • N.º de alunos envolvidos: 20
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Não estão ainda envolvidas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Todos os produtos são entregues na Loja Solidária de Mira-Sintra uma parceria que é feita com a Junta de Freguesia de Agualva - Mira-Sintra

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada professor orienta e distribui tarefas aos alunos que estão a seu cargo conforme a época do ano. Os funcionários realizam a rega quando necessária e quando não estão presente os alunos. Por exemplo os alunos deviam estar na horta às terças-feiras , quintas-feiras e sextas-feiras no terceiro bloco da manhã, sempre na presença do seu professor orientador.

Como é feita a preparação do solo?

Preparação de canteiros, talhões , resulta da ação dos alunos que cavam a terra de modo a esta ficar limpa, fofa e sem torrões.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Janeiro - couves alfaces ervas aromáticas Fevereiro e março - Favas, alfaces e cebolas Abril - Cebolas, alfaces e tomates e pimentos. Maio - Feijão e batatas. Também temos um canto de ervas aromáticas( que ainda não está bem organizado) e de morangueiros

Como é feita a gestão da rega?

Nos meses de verão são os dois funcionários que realizam a rega.No tempo letivo são os alunos quando necessário. No nosso Concelho a pluviosidade é frequente. Os alunos regam quando a terra se apresenta com um índice de humidade baixo. Criamos um pequeno núcleo de viveiros todas as hortaliças na varanda da sala de professores As plantas estão protegidas do vento,geada e também um pouco do frio.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Os caracóis são eliminados apanhando á mão.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Vário tipos de insectos, caracóis e também minhocas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Todos os produtos são entregues na Loja Solidária de Mira-Sintra uma parceria que é feita com a Junta de Freguesia de Agualva -Cacém.

 

Publicado por: Escola Secundária Ferreira Dias

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Professor coordenador da horta: Elvira Rocha e Anabela Martins