Horta pequena (até 10m²)



Aproximadamente cinco anos letivos.
Aproximadamente dez metros quadrados
Como motivação, os alunos de uma turma de Percursos Curriculares Alternativos (PCA) são ótimos no que se refere a trabalhos práticos com o qual, em casa, estão familiarizados e o qual gostam de realizar. Como objetivos, com a horta pretendemos apresentar conceitos teóricos relativos à sustentabilidade; à Agricultura Biológica; à classificação científica das espécies; à constituição das plantas e à importância dos fatores abióticos no desenvolvimento das plantas.
- Estabelecer a relação entre a teoria e a prática em diferentes disciplinas; - Partir do quotidiano dos alunos para introduzir conteúdos programáticos; - Conjugar o cultivo de diferentes plantas: flores, aromáticas, árvores de fruto e espécies hortícolas.
As famílias têm disponibilizado sementes/ plantas para a horta.
A comunidade apoia e admira a existência da horta e reconhece o entusiasmo que os alunos mais problemáticos colocam na sua existência. Os alunos estão mais bem dispostos, melhoraram, ligeiramente, o seu comportamento e aproveitamento.
A horta abarca os produtos hortícolas, as ervas aromáticas; as plantas de jardim e árvores / arbustos de fruta. Para cada setor existe um grupo de alunos que garante a sua manutenção. É entre si que as tarefas são divididas.
Anualmente, o solo é cavado e nele utilizado fertilizante natural (estrume). Tem havido o cuidado de o manter fértil e saudável, prevenido a erosão e o seu empobrecimento. Para tal adotamos a rotatividade das culturas.
Não
Para a rega, é utilizada água de um poço integrado no espaço da horta.
Naturalmente, com permanente vigilância.
Não
_ Realização de uma sardinhada que utilizou alimentos da horta. - Distribuição/venda dos alimentos aos professores e funcionários da escola.