Horta pequena (até 10m²)


Aproximadamente 6 anos
35 m2
- Desenvolver nos alunos o gosto pela agricultura. - Criar canteiros de ervas aromáticas/medicinais. - Promover a cultura de legumes da época. - Utilizar o adubo resultante da compostagem dos produtos orgânicos produzidos na escola. - Promover a agricultura biológica na comunidade escolar. - Dar a conhecer à comunidade escolar e local os produtos da horta biológica da escola.
- Este projeto iniciou-se para ocupar de forma produtiva um espaço "morto" da escola. - Também foi criado para dar lugar a um clube diferente dos existentes na escola, uma vez que a maioria dos nossos alunos são oriundos do meio rural.
As famílias fornecem as sementes, algumas plantas e vasos para a sementeira na estufa e na horta. A família tamém é envolvida na compra e consumo dos produtos biológicos produzidos.
A nossa horta tem tido impacto na comunidade e nos alunos, pois através dela os alunos aprendem a realizar a compostagem, a germinar sementes e a plantar, transportando depois essas práticas para a comunidade. Além disso também vão aprendendo os benefícios de alguns legumes e de algumas plantas aromáticas e medicinais.
Os alunos que frequentam o Clube de Hortofluricultura foram divididos em grupos de trabalho. Cada grupo de trabalho frequenta o Clube uma vez por semana. Cada grupo de trabalho é responsável pelas tarefas a desenvolver nesse dia e indicadas pelo professor ou funcionário responsável.
Em primeiro lugar limpam o recinto da horta. Seguidamente cavam à mão o solo e adubam-no com o adubo do compostor localizado num canto da própria horta.
Sim
A compostagem é realizada num canto da horta dentro de um compostor de plástico. Os materiais usados são os produtos orgânicos da cantina e do bar da escola e ainda os restos de folhas e relva dos jardins da escola.
Ervilhas, Favas, Cenouras, Alface, Alhos, Curgetes, Pepinos, Ervas aromáticas - salsa, tomilho, cebolinho, alecrim, óregãos... Cebolas, Couve. Tomate, Pimentos.
A rega é realizada pelos alunos do clube de hortofluricultura ou pelos funcionários responsáveis pela horta de preferência de manhã ou ao fim da tarde.
O controlo das pragas e doenças é realizada através de produtos naturais pesquisados na internet ou através de receitas ancestrais caseiras recolhidas pelos alunos do clube junto dos familiares mais idosos.
Não
Feira dos produtos biológicos. Utilização de alguns produtos na confeção do almoço da cantina escolar. Participação no concurso da ABAE sobre as hortas biológicas.