Horta grande (superior a 10m²)



A horta foi criada no ano letivo 2012/2013, numa zona de um pomar já existente na escola.
Horta de cerca de 120 m2 implantada num pomar de área de mais de 1000 m2.
- Promover a sustentabilidade e o envolvimento da comunidade escolar; - Promover a participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar; - Dinamizar núcleos de atividades na escola; - Proceder ao aproveitamento de espaços verdes existentes na escola; - Divulgar técnicas e métodos utilizados na agricultura biológica. - Partilhar conhecimentos entre professores, alunos e suas famílias.
É uma horta tradicional onde se recriam processos de plantação e sementeira de agricultura tradicional que se pratica nesta região. Como horta biológica, nunca foram utilizados produtos químicos, fazendo-se sempre a fertilização dos solos através de compostagem, infusão de urtigas, servindo esta também de fungicida para controle de algumas pragas de insetos.
As famílias envolveram-se no projeto, quer cedendo o estrume, sementes e plantas, quer através do intercâmbio de modos/técnicas de cultura (alguns pais são agricultores e participam com os seus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos). Um dos Encarregados de Educação disponibilizou-se para fazer uma parte da fresagem do terreno com uma motocultivadora. Com os produtos cultivados (abóboras, favas, ervilhas,…) confecionaram-se compotas e fizeram-se alguns pratos em dias de festa da comunidade educativa.
Os alunos foram envolvidos na manutenção da horta e promoveram a sua divulgação na escola. Nas aulas de Ciências, algumas turmas utilizaram a horta para estudar certos conteúdos programáticos. Algumas plantações foram utilizadas pelo curso profissional de cozinha para confecionar alguns pratos. O canteiro das ervas aromáticas ficou localizado no recinto onde os alunos passam regularmente e as suas ervas foram bastante utilizadas na cantina escolar e pelo curso de cozinha, na cozinha pedagógica. No dia Eco-Escolas, foi apresentado o projeto aos alunos da escola por parte dos elementos dos núcleos.
A manutenção foi feita pelos alunos do núcleo Hortas Bio e pelos alunos de CEI que fazem parte de um núcleo de jardinagem. Duas vezes por semana, era feita a observação de culturas, arranque de infestantes, sacha e rega.
1º Delimitação de espaços e marcação. 2º Cava do terreno e fresagem da restante zona do pomar por elementos da Junta de Freguesia. 3º Colocação de composto e estrume. 4º Colocação das plantas e sementes
Sim
A compostagem é feita com materiais secos e verdes provenientes da própria escola (resíduos da cantina e folhas secas dos espaços exteriores).
Introduziram-se culturas respeitando algumas consociações, nomeadamente, rabanete, ervilha couve, fava, na 1ª plantação feita, e na 2ª plantação, tomate e pimento, espinafre, alface e tomate.
A rega é feita pelos alunos dos núcleos. Na altura de maior calor é feita dia sim, dia não, nas horas de menor calor para não se perder tanta água.
A monitorização é feita por observação das plantas e arranque de partes doentes e contamos com joaninhas e sapos com abundância. Foi também utlizada a infusão de urtigas para regar e borrifar as plantas cultivadas, servindo como fungicida e repelente de alguns insetos. Fez-se também, uma vez, a pulverização das batatas com sulfato de cobre.
Não
Confeção de alimentos pelos alunos do curso de cozinha para uma atividade organizada pela escola em que se abrem as portas à comunidade (“O Colégio (com) vida”); Aproveitamento de ervas aromáticas para confeção de refeições na cozinha. Confeção de compotas de abóbora e tomate, resultantes das culturas desenvolvidas no ano anterior.