Escola EB23 de Milheirós de Poiares

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • As favas...As favas...
  • O início da área de pomar...O início da área de pomar...
  • Para a terra cuidar e melhorar...Para a terra cuidar e melhorar...
  • Para colocar nas batatas...Para colocar nas batatas...
  • Para transplantar...Para transplantar...
  • É mesmo a nossa couve... com certeza!É mesmo a nossa couve... com certeza!
  • Está tudo a ficar florido.Está tudo a ficar florido.
  • O nabo branco...O nabo branco...
  • Só faltava parar a chuva.. e os canteiros agradecem.Só faltava parar a chuva.. e os canteiros agradecem.
  • As ervilhas e as favas já estão em flor com os primeiros dias de sol.As ervilhas e as favas já estão em flor com os primeiros dias de sol.
  • Quando o sol espreitou em fevereiro as favas presentearam-nos com suas flores.Quando o sol espreitou em fevereiro as favas presentearam-nos com suas flores.
  • Os primeiros grelos colhidos...Os primeiros grelos colhidos...
  • Em janeiro estavam assim.Em janeiro estavam assim.
  • As ervilhas e as favas no fim de dezembro.As ervilhas e as favas no fim de dezembro.
  • Dezembro estava assim...Dezembro estava assim...
  • Os grelos a nascer.Os grelos a nascer.
  • A sementeira das favas e das ervilhas em novembro.A sementeira das favas e das ervilhas em novembro.
  • O Ricardo nem acreditava que podia levar os morangueiros para casa!O Ricardo nem acreditava que podia levar os morangueiros para casa!
  • O Ricardo a cuidar do compostor.O Ricardo a cuidar do compostor.
  • O Ricardo a cuidar dos morangueiros.O Ricardo a cuidar dos morangueiros.
  • O Ricardo a cuidar das sementeiras.O Ricardo a cuidar das sementeiras.
  • Preparação de mais terreno para a sementeira de favas e ervilhas, colaboração de uma encarregada de educação.Preparação de mais terreno para a sementeira de favas e ervilhas, colaboração de uma encarregada de educação.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta foi criada no ano letivo anterior.

Área aproximada da horta

170 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta foi criada com o objectivo de motivar os alunos para os trabalhos relacionados com o cultivo da terra. Para aprofundar os seus conhecimentos sobre os alimentos que consomem e a sua origem e a importância do consumo de produtos produzidos naturalmente.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A criação da horta num espaço anteriormente abandonado, a melhoria que está a ser realizada gradualmente a nível do solo, que é muito pobre, a organização em patamares e a sua manutenção por grupos diferentes de alunos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Física e Química, Homem e Ambiente e Ciências Naturais
  • N.º de alunos envolvidos: 57
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

Como são envolvidas as famílias?

As famílias estão envolvidas colaborando em alguns trabalhos e disponibilizando alguns materiais. As famílias mais necessitadas estão envolvidas na recolha dos produtos para consumo próprio.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta disponibiliza os seus produtos para consumo das famílias mais carenciadas e desse modo os alunos sentem o seu trabalho mais valorizado.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada pelos alunos, docentes e assistentes operacionais. No período lectivo os alunos do ensino especial realizam actividades com uma docente, os restantes espaços são cultivados por grupos de alunos do 5º e 8º anos, que fazem a sua manutenção a nível de rega autonomamente. Ou seja, é da sua responsabilidade o acompanhamento da horta. Quando se realizam tarefas de limpeza, sementeira, colheita os alunos organizam-se de modo a permitir que todos realizem as diferentes tarefas, mas tendo em consideração as necessidades de cada um.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado manualmente, recorrendo à incorporação de estrume de origem animal, quando disponibilizado por encarregados de educação ou de composto.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada comas folhas das árvores que são recolhidas no espaço escolar, e guardadas secas para incorporar no composto, com as aparas da relva, com as ervas da limpeza dos canteiros e com restos de vegetais e frutas da cantina.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta cultiva-se: ervilhas, favas, couve galega, feijão verde, nabos brancos, nabo roxo, cebola, alhos, alho francês, alface, morangos, ervas aromáticas (salsa, coentros, caril).

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com água recolhida da chuva e posteriormente quando esta termina com mangueira que está colocada no próprio espaço da horta.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Por observação direta e manualmente. Até agora não têm existido problemas sérios quer com pragas quer com doenças.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Tem sido disponibilizados os produtos para as famílias carenciadas.

 

Publicado por: Escola EB23 de Milheirós de Poiares

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Professor coordenador da horta: Maria Goreti Silva Rocha