Colégio Casa - Mãe

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Sachando a terra para a preparar para a sementeira.Sachando a terra para a preparar para a sementeira.
  • Sachando a terra para a preparar para a sementeira.Sachando a terra para a preparar para a sementeira.
  • Transportando a estufa para o seu local permanente.Transportando a estufa para o seu local permanente.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe desde 2006.

Área aproximada da horta

A horta foi remodelada e ampliada. Está dividida em duas partes: o canteiro da Pré-escola e o canteiro do 1º CEB. A zona afeta ao 1º CEB, deve ter cerca de 20 m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A nossa principal motivação é aproximar os alunos da "terra", desmistificar a origem dos alimentos, desde o cultivo até ao prato e acompanhar o desenvolvimento das plantas. Pretende-se, igualmente, atingir os objetivos e competências específicas da disciplina de Estudo do Meio/Ensino experimental das ciências no que concerne ao estudo das espécies vegetais observadas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Penso que o que distingue este projeto dos demais, é a remodelação levada a cabo no início deste ano do espaço físico da Horta. Deparámo-nos com um problema real dos agricultores: a chuva e a inclinação fizeram com que a terra fértil fosse arrastada pela encosta abaixo (a nossa horta fica no cimo de uma pequena colina). Tentámos criar socalcos que impedissem tal ação, mas sem resultados práticos. Foi necessário investir na construção de um muro de retenção do solo, bem como na aquisição de um camião de terra para repor aquela que se tinha perdido com o tempo. Levámos a agricultura biológica a sério e esta aposta vem comprovar isso mesmo. Precisámos de algum tempo até que tudo volte a prosperar, mas estou confiante que isso vai acontecer brevemente,

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio / Projeto
  • N.º de alunos envolvidos: 197
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

Como são envolvidas as famílias?

São solicitadas espécies vegetais, ferramentas agrícolas, algum tempo disponível (dois encarregados de educação disponibilizaram-se e reuniram os materiais para a construção de uma estufa)...

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

1) Estímulo para uma alimentação mais saudável; 2) Atração para a agricultura biológica e livre de químicos; 3) Realização de uma Feirinha biológica com produtos da Horta, todas as 6ªs feiras; 4) ...

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi elaborada uma escala semanal partilhada pela Pré-escola e pelo 1º CEB. Sempre que as condições atmosféricas o permitem, os alunos calçam as galochas e vão tratar dos seus respetivos canteiros.

Como é feita a preparação do solo?

São utilizadas ferramentas agrícolas simples (enxada, sachola, ancinho, picareta e pá) de modo a arejar convenientemente o solo. Após esta ação, foram retiradas quaisquer rochas encontradas, delineados os regos, semeadas as sementes e plantadas as espécies pretendidadas.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Existe uma escala em que alunos de várias turmas, ficam responsáveis por ir levantar residuos alimentares à cozinha e depositar no compostor. Esses resíduos são restos de legumes, cascas, etc. No local, os alunos intercalam cada deposição com ervas e folhas secas.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos cultura de milho, framboesas, morangos, cebola, batatas e hortelã.

Como é feita a gestão da rega?

Instalámos um sistema de rega automática para prevenir a seca, não sendo necessário regar diariamente à mão, mas mesmo assim fazêmo-lo de modo a que os alunos sintam a necessidade vital da água na sobrevivência dos vegetais. É claro que essa trata-se de uma rega simbólica, realizada com recurso de regador.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

No local, podemos encontrar joaninhas e várias espécies de aves insetivoras (melro, cuco, chapim-real, pardal comum...). Desta forma não é necessário pulverizar nenhum inseticida.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Já encontrámos ratos do campo, ouriços-caheiros, diversas aves...

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Realizamos todas as 6ªs feiras, uma feira biológica com produtos retirados da nossa horta e de alguns donativos de pais e encarregados de educação. Com a verba angariada, investimos na compra de utensílios, sistema de rega...

 

Publicado por: Colégio Casa - Mãe

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Professor coordenador da horta: Paulo Sérgio Lima Teixeira