Horta grande (superior a 10m²)



- Há cerca de 6 anos.
2 estufas com cerca de 40m2 cada.
- Proporcionar aprendizagem de atividades de vida diária, por forma a promover a autonomia/integração na vida ativa, de alunos com necessidades educativas especiais. Trata-se de uma área curricular específica, abordada numa perspetiva pré-vocacional.
- O facto dos plantios e manutenção da horta ser efetuada por alunos do Núcleo de Educação Especial. Estes alunos apresentam problemas motores e cognitivos (alguns deles graves) e encontram-se inseridos em turmas específicas que tentam adaptar-se às suas dificuldades e necessidades (Turma PSE: Programa Sócio educativo e Turma DOV: Despiste e Orientação Educacional). Neste âmbito a componente prática fornecida pelo trabalho realizado na horta tem-se revelado muito significativa pois permite a estes alunos o desenvolvimento de competências relacionadas com a responsabilidade e participação ativa. Todas as atividades inerentes à horta, desde a sua exploração, venda de produtos e confeção de alimentos, é realizada por estes alunos.
Não estão diretamente envolvidos, verificando-se por vezes a compra de determinados produtos ou o fornecimento de sementes.
- Diversas pessoas questionam sobre a data das feiras realizadas; - As encomendas de plantios de ervas aromáticas e de outros produtos são frequentes; - Convite para participar em outras atividades do PAA da escola (ex. Feira da saúde); - Interesse por parte de turmas do ensino regular do pré-escolar e primeiro ciclo em visitar e obter informações acerca do trabalho desenvolvido na horta.
- A manutenção da horta é feita com a colaboração dos serviços agrários de Angra do Heroísmo; ao longo de todo o ano letivo mantém-se o contato para pedido de plantios/ sementes, bem como para esclarecimento de dúvidas/ orientação. Ao nível de escola cada programa específico do regime educativo especial fica responsável por uma estufa.
No início do ano lavram a terra com maquinaria própria e depois é mantida manualmente.
Não
- Ervas aromáticas; - Chás; - Produtos hortícolas: couves, alfaces, cenouras, batatas, rabanetes, nabiças, tomates, acelgas, rúcula, agrião, abóboras, milho, ervilhas, feijão, salas, coentros... - Flores.
- Através de sistema de rega, ao final do dia.
- é feita manualmente não sendo utilizado qualquer químico ou aditivo.
Não
- Feira de produtos da horta; - Confeção de alimentos na oficina de culinária (desenvolvida pelos mesmos alunos); - Visitas de outros alunos da escola à horta.