EB 2,3 Dra. Maria Alice Gouveia

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Inicio da sementeira de favas, rabanetes, ervilhas...Inicio da sementeira de favas, rabanetes, ervilhas...
  • Inicio da plantação de alfacesInicio da plantação de alfaces
  • Limpeza e preparação do terrenoLimpeza e preparação do terreno
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2011/2012

Área aproximada da horta

3x3=9m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A criação da horta tem como objetivo incutir noções de boas práticas ambientais, observando os princípios específicos de sustentabilidade (prevenção, equilíbrio, participação, cooperação, recuperação e responsabilização). objectivo integrador- com a parceria estabelecida entre a escola e a APCC.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto denota originalidade ao envolver diretamente o Agrupamento de Escolas Coimbra Sul e a Quinta da Conraria (APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra), pois esta é uma instituição de integração/ inclusão de pessoas com deficiência e incapacidades que vão trazer o conhecimento sobre agricultura biológica/social e familiar aos nossos alunos num ambiente de escola regular.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: - Ciências experimentais (escola) - Jardinagem / agricultura( quinta da conraria
  • N.º de alunos envolvidos: 40
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

Como são envolvidas as famílias?

-pedido de colaboração para aquisição de sementes e plantas de preferência variedades regionais.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Maior sensibilidade às boas práticas ambientais; - despertar para as hortas tradicionais, agricultura familiar e alimentação mais saudável; - respeito pela protecção da natureza e biodiversidade; - interesse pelos alunos por reproduzir em casa o que estão a fazer na escola.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita quinzenalmente às segundas feiras das 10h às 12h com a colaboração dos alunos da escola e da quinta da Conraria. Sob orientação do engenheiro e dos professores, os alunos são divididos em pequenos grupos de 4 ( 2 da escola e 2 da conraria) e vão rodando para que todos possam dar o seu contributo. A rega realiza-se segundo o exposto no ponto 12 deste questionário

Como é feita a preparação do solo?

- Com uma cava e sacha manual; - Com incorporação de composto orgânico produzido no local.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

- Sim. Foi construído um compostor de (1.25x0.75) m2 com reaproveitamento de paletes. - A compostagem é feita com detritos vegetais- folhas, ervas, restos de culturas do local.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Croqui da horta com as culturas/ consociações instaladas rabanetes Cebola-alho francês Acelga rabanetes Alface roxa, verde e frisada Favas couve horto Favas Couve repolho, coração Ervilha Ervilha Legenda *evónimos para formação de uma sebe para desenhar a palavra ECO

Como é feita a gestão da rega?

Foi elaborado um calendário de rega pelas turmas. A rega é manual com regador e balde.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização de pragas e doenças é feita por observação direta. Até ao momento, não tem havido necessidade de fazer controlos biológicos.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- No dia do ecoescolas-venda de produtos da horta; - consumo dos produtos pelos familiares dos alunos; - ateliê de sopa biológica realizado na APCC-Quinta da Conraria; - Confeção de saladas; - colheita de sementes.

 

Publicado por: EB 2,3 Dra. Maria Alice Gouveia

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Fernanda Lopes Martins Henriques