EB 2,3 Dra. Maria Alice Gouveia
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde 2011/2012
Área aproximada da horta
3x3=9m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A criação da horta tem como objetivo incutir noções de boas práticas ambientais, observando os princípios específicos de sustentabilidade (prevenção, equilíbrio, participação, cooperação, recuperação e responsabilização). objectivo integrador- com a parceria estabelecida entre a escola e a APCC.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Este projeto denota originalidade ao envolver diretamente o Agrupamento de Escolas Coimbra Sul e a Quinta da Conraria (APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra), pois esta é uma instituição de integração/ inclusão de pessoas com deficiência e incapacidades que vão trazer o conhecimento sobre agricultura biológica/social e familiar aos nossos alunos num ambiente de escola regular.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 4
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: - Ciências experimentais (escola) - Jardinagem / agricultura( quinta da conraria
- N.º de alunos envolvidos: 40
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4
Como são envolvidas as famílias?
-pedido de colaboração para aquisição de sementes e plantas de preferência variedades regionais.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Maior sensibilidade às boas práticas ambientais; - despertar para as hortas tradicionais, agricultura familiar e alimentação mais saudável; - respeito pela protecção da natureza e biodiversidade; - interesse pelos alunos por reproduzir em casa o que estão a fazer na escola.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita quinzenalmente às segundas feiras das 10h às 12h com a colaboração dos alunos da escola e da quinta da Conraria. Sob orientação do engenheiro e dos professores, os alunos são divididos em pequenos grupos de 4 ( 2 da escola e 2 da conraria) e vão rodando para que todos possam dar o seu contributo. A rega realiza-se segundo o exposto no ponto 12 deste questionário
Como é feita a preparação do solo?
- Com uma cava e sacha manual; - Com incorporação de composto orgânico produzido no local.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
- Sim. Foi construído um compostor de (1.25x0.75) m2 com reaproveitamento de paletes. - A compostagem é feita com detritos vegetais- folhas, ervas, restos de culturas do local.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Croqui da horta com as culturas/ consociações instaladas rabanetes Cebola-alho francês Acelga rabanetes Alface roxa, verde e frisada Favas couve horto Favas Couve repolho, coração Ervilha Ervilha Legenda *evónimos para formação de uma sebe para desenhar a palavra ECO
Como é feita a gestão da rega?
Foi elaborado um calendário de rega pelas turmas. A rega é manual com regador e balde.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
A monitorização de pragas e doenças é feita por observação direta. Até ao momento, não tem havido necessidade de fazer controlos biológicos.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
- No dia do ecoescolas-venda de produtos da horta; - consumo dos produtos pelos familiares dos alunos; - ateliê de sopa biológica realizado na APCC-Quinta da Conraria; - Confeção de saladas; - colheita de sementes.