Escola EB 1/PE de Campo de Baixo

a nossa horta bio

Horta vertical

 
  • Reutilização de pneus para plantação de flores e ervas aromáticasReutilização de pneus para plantação de flores e ervas aromáticas
  • A horta já cavada e pronta a receber as primeiras sementesA horta já cavada e pronta a receber as primeiras sementes
  • Reutilização de pneus para plantação de flores e ervas aromáticasReutilização de pneus para plantação de flores e ervas aromáticas
  • A horta já cavada e pronta a receber as primeiras sementesA horta já cavada e pronta a receber as primeiras sementes
A nossa horta foi assim em fevereiro
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2009

Área aproximada da horta

+/- 10m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A criação da horta permitiu a implementação da Agricultura Biológica e a exploração de todos os conceitos à mesma associados, no espaço escolar.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O projeto da horta permite o envolvimento de toda a comunidade educativa e uma dinâmica cooperativa em que todos contribuem para um fim comum, o de dar vida à horta. O cuidado da horta é acompanhado por dois jardineiros e por uma engenheira do ambiente, da Câmara Municipal.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 8
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Transdisciplinar - Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
  • N.º de alunos envolvidos: 133
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

Como são envolvidas as famílias?

Toda a comunidade educativa é chamada a participar contribuindo com "o que têm em cada momento" . Os docentes identificam as necessidades e transmitem às famílias, aquelas que têm disponibilidade contribuem não só com "géneros" (sementes e plantas) mas também com o trabalho na própria horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A comunidade educativa tem aderido à iniciativa e sempre que se deteta uma necessidade há sempre alguém disponível para a levar a cabo, o que faz com que o trabalho na horta esteja sempre em dia. Os alunos sempre que há tarefas a fazer aderem em massa, mostrando empenho, dedicação e responsabilidade.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta foi dividada em partes, estas foram atribuidas às turmas da escola, cada docente titular dinamiza com os seus alunos a área que lhe foi confiada e recorre aos familiares sempre que considera pertinente.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita, inicialmente, pelos dois jardineiros que apoiam a escola, posteriormente cada docente vai gerindo, recorrendo aos mesmos se necessário.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Foi feita uma caixa com paletes de madeira e são utilizados restos do jardim e da copa da escola como materiais para a compostagem.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas: Batata, couve, feijão, alface, ervilha, cebola, milho, cenoura, morango, ervas aromáticas diversas. Consociações: Batata+feijão+ milho / cenoura+cebola / Couve ou repolho+alface+ervilha+Tomilho ou alecrim / Milho+Salsa / Morango+Alface / etc.

Como é feita a gestão da rega?

Cada turma encarrega-se de monitorizar e fazer a manutenção da área que lhe foi atribuida.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Tentamos prevenir o seu aparecimento através da associação de culturas hortículas, normalmente com plantas aromáticas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

 

Publicado por: Escola EB 1/PE de Campo de Baixo

avatar

Professor coordenador da horta: Mercês Pereira dos Santos