Horta vertical



Desde 2009
+/- 10m2
A criação da horta permitiu a implementação da Agricultura Biológica e a exploração de todos os conceitos à mesma associados, no espaço escolar.
O projeto da horta permite o envolvimento de toda a comunidade educativa e uma dinâmica cooperativa em que todos contribuem para um fim comum, o de dar vida à horta. O cuidado da horta é acompanhado por dois jardineiros e por uma engenheira do ambiente, da Câmara Municipal.
Toda a comunidade educativa é chamada a participar contribuindo com "o que têm em cada momento" . Os docentes identificam as necessidades e transmitem às famílias, aquelas que têm disponibilidade contribuem não só com "géneros" (sementes e plantas) mas também com o trabalho na própria horta.
A comunidade educativa tem aderido à iniciativa e sempre que se deteta uma necessidade há sempre alguém disponível para a levar a cabo, o que faz com que o trabalho na horta esteja sempre em dia. Os alunos sempre que há tarefas a fazer aderem em massa, mostrando empenho, dedicação e responsabilidade.
A horta foi dividada em partes, estas foram atribuidas às turmas da escola, cada docente titular dinamiza com os seus alunos a área que lhe foi confiada e recorre aos familiares sempre que considera pertinente.
A preparação do solo foi feita, inicialmente, pelos dois jardineiros que apoiam a escola, posteriormente cada docente vai gerindo, recorrendo aos mesmos se necessário.
Sim
Foi feita uma caixa com paletes de madeira e são utilizados restos do jardim e da copa da escola como materiais para a compostagem.
Culturas: Batata, couve, feijão, alface, ervilha, cebola, milho, cenoura, morango, ervas aromáticas diversas. Consociações: Batata+feijão+ milho / cenoura+cebola / Couve ou repolho+alface+ervilha+Tomilho ou alecrim / Milho+Salsa / Morango+Alface / etc.
Cada turma encarrega-se de monitorizar e fazer a manutenção da área que lhe foi atribuida.
Tentamos prevenir o seu aparecimento através da associação de culturas hortículas, normalmente com plantas aromáticas.
Não