Horta pequena (até 10m²)



Há 2 anos.
9 metros quadrados
Sensibilizar para a importância da Agricultura Biológica na nossa alimentação e desenvolver o espírito de inter-ajuda nas tarefas a desempenhar no cuidado e tratamento da horta.
Durante muitos anos os espaços (canteiros) da escola não foram utilizados e desde o ano letivo 2011/2012 que os alunos cuidam da horta, transformando um espaço que estava (quase) ao abandono, num espaço organizado e aproveitado porque retiram de lá alimentos.
Os professores juntamente com a Comissão de Pais decidem o que plantar; os pais compram as plantas e sementes escolhidas; quando há produtos alimentares prontos para consumo, a Comissão de Pais faz um pequeno mercado/venda dos produtos à porta da escola e confeciona, sempre que possível.
Os alunos estão atentos às várias fases de crescimento dos produtos hortícolas; mostram-se preocupados com o estado do tempo e procuram sistemas de proteção das espécies (garrafões de água vazios, cortados e colocados sobre as alfaces, em efeito de estufa); alunos e comunidade, vão perguntando quando há produtos da horta para comer/vender; vão cada vez mais preferindo estes produtos e levam este exemplo para casa, fazendo pequenas hortas nas varandas/quintais.
Cada turma fica responsável por uma semana, de forma rotativa, havendo a colaboração da família na semana respetiva.
Retirando raízes velhas e remexendo a terra com enchadas.
Não
Neste ano, plantámos: alcachofra, alface, morangos, favas, cebolas, nabos, hortelã, salsa, coentros, couve, alfazema.
No intervalo da manhã, de forma rotativa, entre os alunos das 4 turmas, é feita a rega, com a supervisão das Assistentes operacionais.
Espalhando cinza à volta das plantações.
Não
Existem duas “feirinhas” em cada ano letivo onde se vendem os produtos cultivados. Confecionam-se alguns alimentos.