Jardim Infantil Xi-coração
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe desde o ano letivo 2012/ 2013
Área aproximada da horta
3 m quadrados
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
-Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação; _ Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos; _ Consciencializar da importância de saborear um alimento saudável e nutritivo; _ Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A originalidade deste projeto denota as cores dos legumes. Um dos factores importantes neste projeto é incutir uma hábitos de alimentação saudável nas crianças.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 7
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: pre- escolar
- N.º de alunos envolvidos: 84
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 14
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3
Como são envolvidas as famílias?
As famílias que estão envolvidas na horta são os pais que representam o conselho eco-escolas.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A Criação de horta alerta as crianças para importância da preservação da natureza e dos alimentos saudáveis e biológicos.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As tarefas da horta são repartidas semanalmente por cada sala da creche, do pré-escolar e do CATL. Um dia por semana cada sala vai à horta fazer a manutenção da mesma.
Como é feita a preparação do solo?
Antes de iniciar a preparação da horta limpamos o terreno com auxílio de algumas ferramentas como enxada, ancinho. Posteriormente o solo foi preparado com adubo orgânico que foi fornecido pelo o compostor da escola.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita diariamente na escola com restos de comida: caroços de fruta, restos de alface, peles de batatas ( composto verde). Também colocamos no compostor folhas secas, feno ou palha ( composto castanho). Nas horas das refeições são colocados recipientes para colocar os caroços da fruta. Seguidamente o adulto responsável coloca os restos no compostor que está na horta. Semanalmente o adulto procede ao remexer dos resíduos com os utensílios apropriados.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Tendo em atenção à sazonalidade das culturas plantamos alternadamente vários produtos.
Como é feita a gestão da rega?
A rega da horta é feita da parte da manha pelas crianças, por uma escala semanal por sala. Quando necessário no tempo de muito calor existe uma segunda rega no fim da tarde.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Não é feita nenhuma monitorização da horta atendendo a ser uma horta muito pequena.Em relação ao controlo das pragas é difícil de controlar visto que não queremos colocar produtos químicos na horta.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os alimentos que são cultivados na horta são utilizados para as refeições da escola. No entanto fazemos esporadicamente workshop dedicados à confecção de alimentos ( Sopas, saladas, lanches).