Jardim de Infância Alto de Soutelo

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Crianças explorando legumes que ainda são do ano anterior.Crianças explorando legumes que ainda são do ano anterior.
  • Crianças explorando legumes que ainda são do ano anterior.Crianças explorando legumes que ainda são do ano anterior.
  • Horta ao natural.Horta ao natural.
  • Horta ao natural.Horta ao natural.
  • Horta ao natural.Horta ao natural.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Aproximadamente um ano

Área aproximada da horta

10 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O gosto e curiosidade das crianças pelo contato com a terra. No ano anterior foram realizadas plantações no dia do pai. Como foi uma atividade conjunta,as crianças ficaram entusiasmadas em ver a sua planta a crescer. Pretende-se motivar crianças, pais e comunidade para a importância de uma agricultura biológica. Identificação de legumes e aromáticas. Dar a conhecer a importância de espécies úteis na natureza exemplo da minhoca.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O trabalho em parceria com comunidade escolar (pais,encarregados de educação, junta freguesia, câmara. Diversificação de culturas e espécies de legumes.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Conhecimento do mundo e formação pessoal e social
  • N.º de alunos envolvidos: 48
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 48

Como são envolvidas as famílias?

Através de desdobráveis, trabalhos realizados nas salas. Desfile de carnaval alusivo ao tema-agricultura biológica. Trabalho direto na terra. O facultar das sementes e de utensílios necessários.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Ver as diferentes fases de crescimento das plantas, sua germinação e futura utilização.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Abrigada verde ( uma criança de cada sala ) fazem a vistoria de de todo o espaço envolvente, incluindo a horta. A associação de pais contribui para a manutenção da horta, assim como outros pais disponíveis.

Como é feita a preparação do solo?

Quando o tempo permitir, será cavada a terra para remoção de ervas daninhas e preparação da terra para novas culturas.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve, cebolinho, salsa, alecrim. Posteriormente serão plantados :feijão, alface, cebola, várias variedades de couve, tomate, batata, morango, e várias aromáticas.

Como é feita a gestão da rega?

Possuímos alguns recipientes para recolha de água da chuva, regadores e mangueira.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Com um preparado de água e sabão. Nunca com pesticidas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeccionar-se a sopa colhem-se os morangos e os tomates para consumo no jardim de infância.

 

Publicado por: Jardim de Infância Alto de Soutelo

avatar

Professor coordenador da horta: Helena Preto