Escola Básica e Secundária de Penalva do Castelo
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
1 ano e meio
Área aproximada da horta
50m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Fomentar o gosto pela agricultura biológica na produção das P.A.M. e hortícolas. Conhecer espécies de interesse no cultivo duma horta biológica, Conhecer procedimentos e técnicas utilizadas no modo de produção biológico, Incutir técnicas de preservação do solo.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A produção das P.A.M e hortícolas em Modo de Produção Biológico (M.P.B.) pelos alunos do curso CEF de Jardinagem e Espaços Verdes que poderão ser utilizadas pela cantina da escola ou pelo Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 2
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: 3 (Disciplinas da Componente Tecnológica do curso CEF de Jardinagem e Espaços Verdes)
- N.º de alunos envolvidos: 20
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3
Como são envolvidas as famílias?
As famílias dos alunos fornecem algumas espécies de plantas para cultivo e posteriormente os alunos irão levar alguma produção para as suas casas. As famílias dos alunos forneceram materiais para elaboração da pilha de compostagem (composto).
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A comunidade escolar fornece algumas espécies para o cultivo na horta, Alunos de outras turmas ajudam nalgumas tarefas desenvolvidas pela turma, nomeadamente na monda das infestantes.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A turma de 20 alunos é dividida por 4 grupos de 5 elementos. Semanalmente cada grupo é responsável pela manutenção geral da horta. As práticas culturais mais específicas são efetuadas nas aulas práticas da componente tecnológica pelos 20 alunos da turma em dois grupos de trabalho (10 alunos/bloco de aula de 90 min.)
Como é feita a preparação do solo?
Na preparação do solo foi efetuada a cava enterrando fertilizantes orgânicos e outros materias vegetais decompostos que se encontravam no recinto escolar. Foi construida uma pilha de compostagem e o composto elaborado será posteriormente utilizado como fertilizante natural, produzido com materiais verdes e castanhos recolhidos pelos alunos.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
Locais de recolha de materiais: - escola - casa dos alunos - cafés/restaurante do concelho Materiais utilizados na construção da pilha de compostagem: - borras de café; - casca de ovo (esmagada); - folhas secas; - relva cortada; - caruma; - ramos triturados (podas); - folhas verdes. O compostor foi construido pelos alunos da turma. A turma apresentou, aos alunos do 2º ciclo, uma ação de divulgação sobre a compostagem.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Bordaduras: framboeseira, rosmaninho, alecrim, alfazema, coentros, salvia, tomilho, euvónimo, roseiras bravas Consociações: morangueiro + chalotas, tomate + salsa, tomate+ manjericão Outras: poejo, cebolinho, lucia-lima, erva principe, funcho,santolina, courgete...
Como é feita a gestão da rega?
Sistema de rega gota-a-gota localizada. Cobertura do solo (palhas e casca de pinho triturada)
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Prevenção com a utilização das P.A.M.: manjericão, alecrim, rosmaninho, alfazema, tomilho, salsa e santolina.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Utilização na confeção de alimentos.