Escola EB 2,3 de Freiria
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há cerca de seis anos. A estufa foi construída há quatro anos.
Área aproximada da horta
Cerca de 10 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
-Sensibilizar para a importância d as questões relacionadas com o meio ambiente e sua preservação. -Promover /valorizar o contacto com a terra e a aquisição de conhecimentos: jardinagem/horticultura/compostagem. -Adquirir competências pessoais/sociais valorizadas, que tornem o aluno útil e reconhecido na família e na comunidade. -Permitir o estudo do desenvolvimento das plantas e a influência dos factores ambientais . - Promover atividades práticas e funcionais úteis para a vida ativa.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A valorização pessoal e social dos alunos que desenvolveram este projeto (alunos com necessidades educativas especiais); A sensibilização, na família e na escola, para a importância da produção e consumo de produtos biológicos; Participação da comunidade educativa no desenvolvimento destas atividades.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos:
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Oficina dos saberes, Jardinagem, Horticultura
- N.º de alunos envolvidos: 6
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3
Como são envolvidas as famílias?
As famílias participaram sempre que podiam fornecendo sementes e alguns utensílios para trabalhar na horta.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os produtos da horta estiveram expostos na escola (na sala de professores e no átrio principal, no dia da Mãe) e na Feira da primavera, em Torres Vedras. O projeto da horta foi um alicerce fundamental para a participação no concurso Valorfito - Almanaque.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita no horário da área de Oficina dos Saberes, quatro vezes por semana, duas delas com o acompanhamento de um jardineiro da Câmara Municipal de Torres Vedras. O número de alunos era alternado, em cada um dos dias iriam três a quatro alunos, acompanhados por um professor e o jardineiro.
Como é feita a preparação do solo?
O solo foi trabalhado por uma máquina da Câmara Municipal de Torres Vedras e manualmente pelos alunos, uma vez que o solo é argiloso e com muitas pedras soltas, o que o torna difícil de trabalhar. Os alunos esforçaram-se por tornar a terra mais produtiva. A Câmara também contribuiu com terra fértil .
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
Diariamente eram recolhidos os resíduos orgânicos do refeitório e do bar, por alunos do Clube do Ambiente e pelos alunos da Oficina dos Saberes. Sempre que necessário alternávamos com "secos".
Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves, alfaces, courgetes, favas, nabiças, abóboras e plantas aromáticas.
Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita diariamente, no período da manhã, sempre que necessário, por um aluno previamente encarregue para o efeito.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
O controlo de pragas era feito fundamentalmente através das ervas aromáticas.
Existem animais ligados à horta?
Sim
Se sim, que espécies?
joaninhas, borboletas, aves
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Participação na Feira da Primavera e no concurso Valorfito - Almanaque. Confeção de alimentos (bolos confecionados com courgetes...) e construção de um jogo sobre "Amigos e inimigos" para a realização de consignações, para aplicação na própria horta..