Horta pequena (até 10m²)



A horta existe há cerca de seis anos. A estufa foi construída há quatro anos.
Cerca de 10 m2
-Sensibilizar para a importância d as questões relacionadas com o meio ambiente e sua preservação. -Promover /valorizar o contacto com a terra e a aquisição de conhecimentos: jardinagem/horticultura/compostagem. -Adquirir competências pessoais/sociais valorizadas, que tornem o aluno útil e reconhecido na família e na comunidade. -Permitir o estudo do desenvolvimento das plantas e a influência dos factores ambientais . - Promover atividades práticas e funcionais úteis para a vida ativa.
A valorização pessoal e social dos alunos que desenvolveram este projeto (alunos com necessidades educativas especiais); A sensibilização, na família e na escola, para a importância da produção e consumo de produtos biológicos; Participação da comunidade educativa no desenvolvimento destas atividades.
As famílias participaram sempre que podiam fornecendo sementes e alguns utensílios para trabalhar na horta.
Os produtos da horta estiveram expostos na escola (na sala de professores e no átrio principal, no dia da Mãe) e na Feira da primavera, em Torres Vedras. O projeto da horta foi um alicerce fundamental para a participação no concurso Valorfito - Almanaque.
A manutenção da horta é feita no horário da área de Oficina dos Saberes, quatro vezes por semana, duas delas com o acompanhamento de um jardineiro da Câmara Municipal de Torres Vedras. O número de alunos era alternado, em cada um dos dias iriam três a quatro alunos, acompanhados por um professor e o jardineiro.
O solo foi trabalhado por uma máquina da Câmara Municipal de Torres Vedras e manualmente pelos alunos, uma vez que o solo é argiloso e com muitas pedras soltas, o que o torna difícil de trabalhar. Os alunos esforçaram-se por tornar a terra mais produtiva. A Câmara também contribuiu com terra fértil .
Sim
Diariamente eram recolhidos os resíduos orgânicos do refeitório e do bar, por alunos do Clube do Ambiente e pelos alunos da Oficina dos Saberes. Sempre que necessário alternávamos com "secos".
Couves, alfaces, courgetes, favas, nabiças, abóboras e plantas aromáticas.
A rega é feita diariamente, no período da manhã, sempre que necessário, por um aluno previamente encarregue para o efeito.
O controlo de pragas era feito fundamentalmente através das ervas aromáticas.
Sim
joaninhas, borboletas, aves
Participação na Feira da Primavera e no concurso Valorfito - Almanaque. Confeção de alimentos (bolos confecionados com courgetes...) e construção de um jogo sobre "Amigos e inimigos" para a realização de consignações, para aplicação na própria horta..