Escola EB 2,3 de Abação
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o início do ano letivo 2011/2012.
Área aproximada da horta
Aproximadamente 40m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
OBJETIVOS: • Desenvolver o espírito de trabalho de grupo (ter espírito cooperativo); • Sensibilizar os alunos para os cuidados alimentares; • Possibilitar a realização de atividades pedagógicas significativas em outros contextos; • Promover a socialização e o estreitamento dos laços de amizade entre os alunos e os professores; • Promover a inclusão educativa dos alunos com NEE; • Promover a Transição para a Vida Ativa; • Aprender a tratar de plantas; • Reconhecer a importância das plantas na nossa vida; • Sensibilizar os alunos para o respeito pelas plantas; • Desenvolver hábitos de colaboração e articulação entre família/criança/comunidade; • Contribuir para o desenvolvimento de laços afetivos; • Promover a participação em atividades lúdicas; • Proporcionar vivências em contextos mais alargados. Contributo da Terapia Ocupacional para o projeto das plantas: Objetivos: - Promover a motricidade fina e global - Promover a estimulação cognitiva - Promover a capacidade de atenção e concentração - Promover o envolvimento dos alunos em atividades criativas • Participação na elaboração do calendário de rega Objetivos: - Promover a orientação espácio-temporal - Promover a antecipação das tarefas que vão realizar - Promover a autonomia
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Envolvimento de alunos com Necessidades Educativas Especiais; Momentos de distração; Realização de trabalhos manuais.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 4
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Especial, EV e ET.
- N.º de alunos envolvidos:
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos:
Como são envolvidas as famílias?
As famílias estão envolvidas nos conselhos/organização da horta, na utilização das ferramentas/utensílios da horta, no fornecimento de sementes, plantas, estacas e adubo orgânico. São vários os alunos e os pais envolvidos.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
-Produção de produtos agrícolas para venda à comunidade educativa. -Estabelecimento de mercado de venda pelos alunos. -Alunos com NEE`S sentirem-se valorizados e úteis.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Através de grelhas/ mapas de tarefas das atividades, a realizar ao longo do ano, faz-se a manutenção da horta e a repartição de tarefas.
Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é feita com a mobilização do solo pelos alunos, com a introdução de adubo orgânico, proveniente da compostagem e outros, e com recurso a enxadas.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita através da recolha de resíduos biodegradáveis da cantina, diariamente pelos alunos, de restos de plantas e de produtos domésticos.
Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas instaladas são: couve galega, cenouras, favas, ervilhas, cebolo, couve coração, nabiças, alface, brócolos, alho francês, courgetes, tomates, pimentos. Alecrim, tomilho, salsa, hortelã, poejo, cidreira, coentros, salva, menta chocolate, alfazema…
Como é feita a gestão da rega?
A gestão da rega é feita através do calendário da rega, de manhã e ao fim da tarde. A rega é manual por gravidade.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Monda manual e sacha.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Mercado dos produtos da horta, pesquisa na internet e estudo sobre as plantas existentes na horta, concursos de espantalhos, elaboração de receitas saudáveis …