Horta grande (superior a 10m²)



5 anos.
Superior a 10 m2
A Horta Pedagógica tem o intuito de proporcionar aos alunos o contacto com a natureza, através da realização de atividades agrícolas e de jardinagem adaptadas à população escolar atual. Pretende também que através da construção e manutenção da horta se desenvolvam inúmeras estratégias de ensino/aprendizagem, abrangendo aspetos culturais, ambientais e lúdico-pedagógicos. Os objetivos que se pretendem atingir são os seguintes: aprender formas cooperativas de trabalho, que conduzem a sua formação. (os alunos partilham tarefas e saberes com outros colegas). - Fomentar atitudes cívicas e partilha de saberes. - Despertar a curiosidade e o entusiasmo em observar o desenvolvimento das plantas. - Criar e manter a horta (isenta de químicos, herbicidas e inseticidas) cujos produtos serão consumidos pela comunidade escolar. - Exemplificação pedagógica de técnicas de agricultura orgânica.
Aproveitamento de uma parcela de terreno que se encontrava abandonado e que confina com a via pública. Permitindo assim mais um embelezamento para a nossa escola.
Realização de feiras de produtos cultivados na horta, no final de cada período letivo.
Retira-se a matéria orgânica (húmus) da parte inferior do monte onde se fez a compostagem. Depois de o solo estar preparado, isto é, arejado com uma enxada, mistura-se esta à terra, para posteriormente o fertilizar. O solo está então preparado e mais enriquecido para receber as novas culturas.
Sim
A compostagem é feita num local exterior à escola, contíguo à área cultivada. Utilizam- se todos os restos de plantas resultantes da prática agrícola, floricultura e horticultura das áreas envolvidas. Esta matéria vai-se colocando, periodicamente, até se decompor.
As culturas são: morango, meloa, pepino, curgete, espinafre, agrião, nabiça, couve galega, cebola, fava, feijão verde, tomate, batata e ervas aromáticas.
Sistema de rega gota a gota.
Numa primeira fase o controlo é feito através de observação direta. Depois, o tratamento é adequado às diferentes pragas ou doenças, por exemplo através da elaboração de receitas caseiras que visam o combate / redução das mesmas. Por forma a nunca recorrer a químicos.
Não
- Venda semanal dos produtos cultivados. - Venda dos produtos hortícolas na barraquinha da horta pedagógica na festa do agrupamento. - Confeção de alimentos com os produtos da horta, principalmente, sopa e saladas.