Escola EB 2,3 de Azeitão

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
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A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos.

Área aproximada da horta

Superior a 10 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A Horta Pedagógica tem o intuito de proporcionar aos alunos o contacto com a natureza, através da realização de atividades agrícolas e de jardinagem adaptadas à população escolar atual. Pretende também que através da construção e manutenção da horta se desenvolvam inúmeras estratégias de ensino/aprendizagem, abrangendo aspetos culturais, ambientais e lúdico-pedagógicos. Os objetivos que se pretendem atingir são os seguintes: aprender formas cooperativas de trabalho, que conduzem a sua formação. (os alunos partilham tarefas e saberes com outros colegas). - Fomentar atitudes cívicas e partilha de saberes. - Despertar a curiosidade e o entusiasmo em observar o desenvolvimento das plantas. - Criar e manter a horta (isenta de químicos, herbicidas e inseticidas) cujos produtos serão consumidos pela comunidade escolar. - Exemplificação pedagógica de técnicas de agricultura orgânica.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Aproveitamento de uma parcela de terreno que se encontrava abandonado e que confina com a via pública. Permitindo assim mais um embelezamento para a nossa escola.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, Matemática, Educação Tecnológica, Oficina de Artes e Educação Visual.
  • N.º de alunos envolvidos: 10
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Realização de feiras de produtos cultivados na horta, no final de cada período letivo.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Como é feita a preparação do solo?

Retira-se a matéria orgânica (húmus) da parte inferior do monte onde se fez a compostagem. Depois de o solo estar preparado, isto é, arejado com uma enxada, mistura-se esta à terra, para posteriormente o fertilizar. O solo está então preparado e mais enriquecido para receber as novas culturas.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita num local exterior à escola, contíguo à área cultivada. Utilizam- se todos os restos de plantas resultantes da prática agrícola, floricultura e horticultura das áreas envolvidas. Esta matéria vai-se colocando, periodicamente, até se decompor.

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são: morango, meloa, pepino, curgete, espinafre, agrião, nabiça, couve galega, cebola, fava, feijão verde, tomate, batata e ervas aromáticas.

Como é feita a gestão da rega?

Sistema de rega gota a gota.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Numa primeira fase o controlo é feito através de observação direta. Depois, o tratamento é adequado às diferentes pragas ou doenças, por exemplo através da elaboração de receitas caseiras que visam o combate / redução das mesmas. Por forma a nunca recorrer a químicos.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Venda semanal dos produtos cultivados. - Venda dos produtos hortícolas na barraquinha da horta pedagógica na festa do agrupamento. - Confeção de alimentos com os produtos da horta, principalmente, sopa e saladas.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Azeitão

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Professor coordenador da horta: António Ruivo