Escola Secundária Dr. José Afonso
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 anos
Área aproximada da horta
100 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Levar aos alunos a vivência e o contato direto com o meio ambiente natural. -Dar oportunidade aos alunos de conquistar um espaço, preservando o meio ambiente . -Proporcionar como atividade curricular e extracurricular um espaço de estudo, descoberta e aprendizagem. -Proporcionar aos alunos a descoberta das técnicas de plantio, tratamento do solo, o saber cuidar das plantas; -Desenvolver de modo integrado, a consciência da responsabilidade para com o meio ambiente, respeitando o espaço biótico e abiótico a sua volta. -Promover a responsabilidade social pela participação em grupo, incentivando o respeito pelo outro e o diálogo. -Criar um intercâmbio sistemático de informações no contexto ambiental através de observações, ações concretas e praticas a serem realizadas no ambiente escolar. -Levar os alunos a perceberem a horta como um espaço vivo, onde todos os organismos juntos formam uma cadeia, proporcionando uma produção sustentável e fonte de alimentação saudável.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A identificação de algumas plantas em placas de ardósia.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 10
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Arte da Reciclagem; Ciências Físico-Químicas; Filosofia; Português, Ciências Naturais
- N.º de alunos envolvidos: 40
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0
Como são envolvidas as famílias?
Será realizado no próximo ano letivo
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos entusiasmaram-se para a limpeza dos espaços (ervas) para o aumento da área de horta; Cuidaram da manutenção da horta, quer removendo ervas como regando; De vez em quando levavam para casa alguns produtos da horta: morangos, cenouras, ervilhas. Conseguiram visualizar o crescimento/evolução de um determinado produto e no fim levar para casa
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Participaram mais frequentemente nestas tarefas os alunos de Arte de Reciclagem, a turma PIEF e os Tutorandos, Nas suas horas de aulas dividiam-se em grupos e participavam nas várias tarefas.
Como é feita a preparação do solo?
É limpo das ervas, mexido com enxada e regado frequentemente.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
Com os materiais retirados da horta e alguns(selecionados) do refeitório.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces, Cebolas, Alho francês, couves, cenouras, tomates, ervilhas Aromáticas: Alecrim, tomilho, salsa, Especiarias.Caril Outras: Alfazema
Como é feita a gestão da rega?
Essa gestão é feita entre professores, alunos e funcionários
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Por observação. /Não há controlo Projeto para o ano: produtos naturais para afastar pragas de lagartas e caracóis.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Confeção de saladas No dia Eco-escolas, estiveram alguns produtos da nossa horta em exposição.