Horta vertical



A escola nunca teve uma horta.
12m2
- O facto de não existir uma horta na escola; - Promover a agricultura biológica na escola e o consumo de produtos biológicos; - Promover a participação ativa dos alunos, contribuindo para a sua educação alimentar; - Identificar ervas aromáticas e ervas de chá (com fins terapêuticos).
- Recuperação de materiais e objetos diversos para a criação de contentores e recipientes para as plantas; - Possível consumo dos bens produzidos na cozinha e bar da escola.
Uma vez que a horta foi criada apenas neste ano letivo, não foi contemplado ainda um envolvimento ativo por parte das famílias. Porém, aos alunos envolvidos na execução da horta foi solicitado, dentro das suas possibilidades no meio familiar, a contribuição de sementes ou ervas / plantas aromáticas e de chá, para integração na horta.
- Maior concentração e convívio entre os alunos, no espaço de implementação da horta; - Participação ativa de alguns alunos e funcionários na manutenção da horta; - Organização do convívio_ chá e lanche partilhado entre alunos e professores da turma do PCA3C8, com as ervas de chá biológicas produzidas na horta da escola.
Foi criada uma tabela de controlo da manutenção da horta, onde são registados os seguintes dados: a data e hora da tarefa; o tipo de tarefa realizada (p.e.: rega, limpeza de ervas daninhas, etc.); o nome do responsável pela tarefa; e o ano / turma do mesmo. A referida tabela permanece na reprografia da escola, sob a responsabilidade do funcionário presente nesta área de serviço, e deverá ser preenchida logo após qualquer atividade realizada na horta. Os alunos selecionados para colaborarem na manutenção da horta, têm conhecimento do funcionamento da tabela e estão sensibilizados para a importância da atualização da mesma.
O substrato utilizado para os canteiros da horta foi preparado do seguinte modo: num primeiro momento, procedeu-se à limpeza do mesmo, retirando pedras e outros elementos de forma à terra ficar menos compactada; depois foi misturado adubo natural de origem animal com a terra, de forma a tornar o substrato mais rico e fértil.
Não
Não foram instaladas consociações, uma vez que cada planta encontra-se num canteiro individual.
A gestão da rega é feita através da tabela de monitorização criada e por observação direta por parte dos professores, alunos e funcionários envolvidos no projeto.
Numa primeira fase o controlo é feito através de observação direta. Depois, o tratamento é adequado às diferentes pragas ou doenças, por exemplo através da elaboração de receitas caseiras que visam o combate / redução das mesmas.
Não
- Concurso/ votação para seleção do espantalho destinado à horta da escola; - Formação sobre agricultura biológica, disponibilizada pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.