Escola EB 2,3 Maria Alberta Menéres
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
10 meses
Área aproximada da horta
300 m^2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A escola tem muito espaço verde não utilizado. Considerou-se interessante o seu aproveitamento de forma útil uma vez que: - o espaço pode produzir frutas e legumes. - envolve a comunidade escolar promovendo uma maior interacção de todos os intervenientes. - promove uma partilha de saberes não só das várias regiões do País, uma vez que a comunidade escolar tem um vasto leque de culturas. A principal motivação foi verificar que há alunos/famílias carenciadas, sendo estas as primeiras a beneficiar dos produtos obtidos. Todos os alunos poderão usufruir de fruta, a título gratuito, para consumir no bar da escola. Toda a comunidade escolar poderá usufruir destes produtos. Poderão ser confeccionados doces, bolos, etc.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A originalidade deste projecto passa pelo pleno envolvimentos da comunidade escolar. Os alunos que participam fazem-no por gosto, mostrando-se muito motivados e interessados nas diversas actividades. O projecto envolveu indirectamente outras disciplinas, como Educação Visual, em que várias turmas trabalharam na elaboração de placas identificadoras das espécies já plantadas. Foi proposto aos Encarregados de Educação uma participação activa e decorrer ao fim-de-semana. Uma Encarregada de Educação (EE) participou todos os fim-de-semana, ao sábado de manhã, mostrando-se disponível para continuar no projecto no próximo ano lectivo, tal como outros EE. A Associação de Pais mostrou muito interesse no projecto, fazendo divulgação no Facebook. Vários funcionários da escola revelaram interesse no projecto, mostrando disponibilidade mesmo sem ser solicitados. A principal razão deste projecto é ajudar as famílias carenciadas e tornar a alimentação, da generalidade dos alunos que frequentam a escola, mais rica e variada.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 1
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Físico-Química
- N.º de alunos envolvidos: 10
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1
Como são envolvidas as famílias?
Dado o estado do terreno foi solicitada a ajuda dos EE para a limpeza e manutenção do mesmo. Esta tarefa decorreu ao fim-de-semana.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
É ainda cedo para evidenciar exemplos do impacto da horta na comunidade escolar e nos alunos. Como já foi referido quem participou mostrou entusiasmo e a intenção de dar continuidade do projecto. A Associação de Pais tenta encontrar soluções para resolver alguns problemas, como a limpeza do terreno, só está a ser utilizada uma parte podendo a horta ser ampliada, já tendo contactada a Junta de Freguesia de Algueirão Mem-Martins no sentido de apoiar o projecto.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita pela professora Lurdes Esteves, responsável pelo projecto. As tarefas são repartidas entre os alunos, os EE, as funcionárias e a professora Lurdes. Houve professores que se interessaram mas por motivos familiares, não puderam participar este ano lectivo. A rega durante o ano foi manual, estando a professora Lurdes encarregue da mesma. sempre que tal não foi possível, as funcionárias encarregaram-se da rega. No ínicio do projecto uma funcionária ajudou na limpeza do terreno e na plantação de árvores de fruto, a sua continuidade foi dificultada por motivos de saúde e por falta de horas no seu horário de trabalho para participar no projecto.
Como é feita a preparação do solo?
Em resultado da grande quantidade de ervas daninhas que existiam no terreno foi necessário removê-las antes da colocação das espécies. Esta remoção foi feita manualmente com a ajuda de pás e enxadas. A terra é revolvida e retirada as pedras. As ervas daninhas são sempre controladas e removidas quando necessário. De notar que a preparação do solo é feita consoante as espécies plantadas. Por exemplo, nos morangueiros depois de retiradas as ervas daninhas e as pedras foi colocada folhagem seca para evitar o contacto dos morangos com a terra. Em zonas com maior declive foram colocadas pedras para impedir o deslocamento de terra prejudicial às espécies colocadas neste terreno. A preparação do solo foi feita consoante a espécie cultivada e a inclinação do terreno.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
Tal como a horta, a compostagem está ainda no inicio. Ainda não foi construído um compostor. A matéria orgânica, folhagem e ervas daninhas, que tem sido retiradas do terreno mantém-se junto ao mesmo. No final do ano lectivo foi "virada" e o material retirado no início estava pronto a fertilizar o terreno.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Árvores de fruto: Figueiras, nespereiras, nogueiras, pessegueiro, marmeleiros, ameixeiras (ameixas vermelha, rainha cláudia e abrunhos), romanzeira, macieiras, cerejeiras. Existe ainda: morangueiros, framboeiseiras, groselha, mirtilos e videiras. Melancias, meloas e melões. Abóboras, couves e hortelã.
Como é feita a gestão da rega?
Inicialmente foi feita rega manualmente, todos os dias ao final do dia. Actualmente foi ligada a rega automática que tem início ás 20 horas.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
A monitorização e controlo de pragas e doenças é feita através da observação das espécies. Apesar de não ter sido observado qualquer problema, tem sido efectuada pesquisa para o resolver atempadamente.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Este tipo de actividades está previsto para o próximo ano lectivo, uma vez que só este ano foi iniciada a horta.