Escola EB1/PE do Porto Santo

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Também demos início às nossas pequenas hortas verticaisTambém demos início às nossas pequenas hortas verticais
  • Também demos início às nossas pequenas hortas verticaisTambém demos início às nossas pequenas hortas verticais
  • Também demos início às nossas pequenas hortas verticaisTambém demos início às nossas pequenas hortas verticais
  • Também demos início às nossas pequenas hortas verticaisTambém demos início às nossas pequenas hortas verticais
  • É preciso Composto!É preciso Composto!
  • Horta desenvolvida com os alunos do 1.º ciclo.Horta desenvolvida com os alunos do 1.º ciclo.
  • Horta desenvolvida com os alunos do 1.º ciclo.Horta desenvolvida com os alunos do 1.º ciclo.
  • Horta  desenvolvida com os alunos do 1.º ciclo.Horta desenvolvida com os alunos do 1.º ciclo.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

Área aproximada da horta

12 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A sensibilização das nossas crianças e comunidade educativa em geral.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Tentámos ao longo do ano que a atividade da horta, tanto horizontal como a vertical fosse motivadora para as crianças. Pegámos também no projeto "Horta de Cores"- Projeto Regional que consistia na criação de ilustrações para o livro infantil de Francisco Fernandes com o mesmo nome para arrancarmos com a nossa horta vertical e fazer com que as crianças dessa forma conhecessem e ficassem sensibilizadas para a alimentação saudável podendo elas mesmas se transformarem nas responsáveis dessa alimentação. Na horta horizontal, esta continuou a ser, dentro dos mesmos princípios do consumo sustentável/alimentação saudável, o local que todos os alunos conhecem e podem trabalhar a terra; os alimentos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Pré-escolar, educação Ambiental
  • N.º de alunos envolvidos: 64
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos:
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

As famílias podem chegar à horta e colher os produtos. São elas que nos facultam plantas e sementes e são elas também que em casa podem cozinhar os produtos da horta e fazer com que as crianças reproduzam os seus conhecimentos e que de alguma forma não façam cara feia à sopa.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Em pequenos grupos

Como é feita a preparação do solo?

Temos um jardineiro que vai uma vez por semana regar a horta, todos os outros dias são as crianças. No inicio do ano foi feita a sensibilização para a compostagem e a mesma foi realizada 2 vezes e aplicada ao solo

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Plantas secas e restos de fruta do almoço das crianças

Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, plantas endémicas da ilha, flores e couves.

Como é feita a gestão da rega?

Uma vez por semana realizada pelo jardineiro devido ao terreno e a chover muito pouco na ilha. No entanto as crianças fazem a rega uma vez à semana jarras de água.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Temos algum cuidado com o dengue, seguindo as recomendações que nos são dadas pelo Centro de Saúde e informação que dispomos.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Somente a que referi antes, os pais poderem retirar da horta os produtos que se encontrem disponíveis.

 

Publicado por: Escola EB1/PE do Porto Santo

avatar

Professor coordenador da horta: Helena Pinto