Escola Básica de Azagães
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
No ano anterior fizemos uma pequena horta vertical. Este ano letivo, devido às condições climáticas, só há pouco tempo foi possível iniciar o transplante de plantas ornamentais e legumes.
Área aproximada da horta
Cada turma, desde o Jardim de Infância até ao 4º ano de escolaridade tem um pequeno canteiro, com área aproximada - cada um - de 1,20 metros quadrados.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Inicialmente pensámos fazer a horta para transplantar algumas plantas resultantes da realização de algumas experiências. Depois, vimos o entusiasmo das crianças e decidimos pedir ajuda aos encarregados de educação, no sentido de nos arranjarem terra e outras plantas, para construirmos as hortinhas. Tem sido um sucesso. Já tínhamos plantado um pequeno jardim utilizando/reutilizando pneus.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A originalidade é as crianças estarem tão entusiasmadas que já fazem outros projetos para embelezar as suas hortas. Propuseram que, no final do ano letivo, organizássemos um concurso para a horta mais bem arranjada e mais bonita.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 6
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Todas
- N.º de alunos envolvidos: 126
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10
Como são envolvidas as famílias?
As famílias ajudam os seus filhos a cuidar da horta, a repor as plantas que morrem, vão organizar o concurso do final do ano para a horta mais bem cuidada.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos e restante comunidade têm desenvolvido saberes, atitudes e valores de respeito pela biodiversidade, pela preservação de técnicas de cultivo ancestrais e começa a dar importância à necessidade de produzir os seus próprios legumes, a partir de uma agricultura biológica e sustentável.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma é responsável, diariamente, pela manutenção da sua horta. Através da MISSÃO UP, há um grupo de alunos responsável pelo espaço exterior e canteiros. Esse grupo supervisiona os trabalhos verificando se todo o espaço envolvente fica devidamente limpo, depois da horta ter sido arranjada.
Como é feita a preparação do solo?
Como a escola não possui terreno arável, os encarregados de educação arranjaram paletes que encheram com terra orgânica. Temos um compostor mas ainda não produziu matéria orgânica para a horta e jardim.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
Com as folhas que são retiradas das plantas, cascas de frutos e legumes por cozinhar.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Legumes e plantas aromáticas. Algumas turmas também quiseram colocar algumas plantas ornamentais.
Como é feita a gestão da rega?
Na hora do intervalo da manhã e no último intervalo da tarde (nas horas de menos calor) cada turma rega a sua horta sabendo que só deve gastar aproximadamente 5 litros de água.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Os encarregados de educação. Para além disso, as crianças vão colocando joaninhas (apesar das joaninhas fugirem os alunos não desistem e trazem mais de casa).
Existem animais ligados à horta?
Sim
Se sim, que espécies?
Pequenos insetos (joaninhas,...)
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Concursos no final do ano. Realização de experiências; observação das plantas com a lupa; escrita de textos; atividades de jardinagem.