Escola EB1/PE de Água de Pena
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta já existia mas, estava inativa e no 2º período a turma do 3ºC deu inicio a este projeto.
Área aproximada da horta
8 a 9 Metros quadrados
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A entrada da escola no projeto eco-escolas; A motivação e interesses dos alunos; A consolidação de aprendizagens nas áreas de estudo do meio e projetos; Incentivar os alunos a gostarem de legumes e verduras; Desenvolver o gosto pelo meio ambiente e cuidados a ter; Aprender a valorizar o mais simples (produtos naturais) como sendo de grande valor para a saúde.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Grande entusiasmo e motivação nos alunos, Alegria por terem os pais a ajudar; Valorização das técnicas simples e rudimentares na agricultura; Poder comer os produtos que eles próprios plantaram e cuidaram; Os alunos desenvolveram a noção do dever e da responsabilidade; Participação num bem que ajuda a saúde e o bem-estar alimentar de todos nós.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 1
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do meio (temas), português (escrita de textos e relatórios) e matemática (contagens e estimativas)
- N.º de alunos envolvidos: 14
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 7
Como são envolvidas as famílias?
As famílias ajudaram na limpeza da horta e na atribuição de sementes e produtos a serem plantados na horta.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Quando os alunos estão na horta é notório o interesse dos demais pela observação e curiosidade no desenvolvimento e etapas que passa a horta.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todas as semanas os alunos vão cuidar da horta, normalmente às segundas, quartas e sextas-feiras para apanhar as ervas daninhas e regar. todos os dias vai um aluno deitar restos de legumes, vegetais, cascas e folhas no compostror.
Como é feita a preparação do solo?
Neste momento ainda não temos composto para adicionar ao solo existente, neste caso eu estou encarregue de trazer excremento decomposto (tenho um familiar que tem vaca e ovelhas) e misturamos com o solo existente. Para as sementeiras comprei, com dinheiro dos encarregados de educação, alguma terra fertilizada.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
Misturamos folhas e ramos secos com cascas de legumes, verduras e frutas provenientes da cantina escolar e regamos 2 a 3 vezes por semana o composto e remexemos. quando os alunos encontram minhocas no solo deitam no composto algumas.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantamos: batata comum, espinafres, alho-poro, alho-françês, couves, brócolos, pimpinelas, tomateiros, ervas aromáticas e de chã alecrim, funcho, canela-da-terra, oregãos, manjerona, caninha, hortelã...) Semeamos: amores-perfeitos e couves.
Como é feita a gestão da rega?
Três vezes por semana com mangueira.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Pó de lenha (cinza) e sabão dissolvido na água.
Existem animais ligados à horta?
Sim
Se sim, que espécies?
Minhocas no compostor.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Iremos realizar no dia 15 de maio o dia da família na escola e pretendemos vender as nossas sementeiras (couves e amores-perfeiros) bem como demonstrara através de trabalhos e fotos as diversas atividades realizadas na horta pedagógica.