Escola EB1/PE de Água de Pena

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Limpeza da horta.
Com a ajuda de cinco encarregados de educação iniciamos a limpeza da horta que se encontrava em estado abandonado com muitas ervas e arbustos.Limpeza da horta. Com a ajuda de cinco encarregados de educação iniciamos a limpeza da horta que se encontrava em estado abandonado com muitas ervas e arbustos.
  • Limpeza da horta.
Os alunos sentiram- se motivados ao ver os pais a ajudar.Limpeza da horta. Os alunos sentiram- se motivados ao ver os pais a ajudar.
  • Organização da horta.
Criamos um espaço para plantar as ervas aromáticas e plantas de chã, outro para as sementeira e outro para as plantações.Organização da horta. Criamos um espaço para plantar as ervas aromáticas e plantas de chã, outro para as sementeira e outro para as plantações.
  • Compostor.
Um dos encarregados de educação fez um compostor com paletes oferecidas pela CMM. Todos os dias, é da responsabilidade dos alunos, um por dia, ir à cantina escolar buscar um saco ou mais com restos de cascas de frutas e legumes e deitar dentroCompostor. Um dos encarregados de educação fez um compostor com paletes oferecidas pela CMM. Todos os dias, é da responsabilidade dos alunos, um por dia, ir à cantina escolar buscar um saco ou mais com restos de cascas de frutas e legumes e deitar dentro
  • Ação de sensibilização.
Os alunos tiveram a oportunidade de participar numa sensibilização referente às hortas   biológicas a fim de alargar e elucidar os seus conhecimentos.Ação de sensibilização. Os alunos tiveram a oportunidade de participar numa sensibilização referente às hortas biológicas a fim de alargar e elucidar os seus conhecimentos.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta já existia mas, estava inativa e no 2º período a turma do 3ºC deu inicio a este projeto.

Área aproximada da horta

8 a 9 Metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A entrada da escola no projeto eco-escolas; A motivação e interesses dos alunos; A consolidação de aprendizagens nas áreas de estudo do meio e projetos; Incentivar os alunos a gostarem de legumes e verduras; Desenvolver o gosto pelo meio ambiente e cuidados a ter; Aprender a valorizar o mais simples (produtos naturais) como sendo de grande valor para a saúde.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Grande entusiasmo e motivação nos alunos, Alegria por terem os pais a ajudar; Valorização das técnicas simples e rudimentares na agricultura; Poder comer os produtos que eles próprios plantaram e cuidaram; Os alunos desenvolveram a noção do dever e da responsabilidade; Participação num bem que ajuda a saúde e o bem-estar alimentar de todos nós.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do meio (temas), português (escrita de textos e relatórios) e matemática (contagens e estimativas)
  • N.º de alunos envolvidos: 14
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 7

Como são envolvidas as famílias?

As famílias ajudaram na limpeza da horta e na atribuição de sementes e produtos a serem plantados na horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Quando os alunos estão na horta é notório o interesse dos demais pela observação e curiosidade no desenvolvimento e etapas que passa a horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as semanas os alunos vão cuidar da horta, normalmente às segundas, quartas e sextas-feiras para apanhar as ervas daninhas e regar. todos os dias vai um aluno deitar restos de legumes, vegetais, cascas e folhas no compostror.

Como é feita a preparação do solo?

Neste momento ainda não temos composto para adicionar ao solo existente, neste caso eu estou encarregue de trazer excremento decomposto (tenho um familiar que tem vaca e ovelhas) e misturamos com o solo existente. Para as sementeiras comprei, com dinheiro dos encarregados de educação, alguma terra fertilizada.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Misturamos folhas e ramos secos com cascas de legumes, verduras e frutas provenientes da cantina escolar e regamos 2 a 3 vezes por semana o composto e remexemos. quando os alunos encontram minhocas no solo deitam no composto algumas.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantamos: batata comum, espinafres, alho-poro, alho-françês, couves, brócolos, pimpinelas, tomateiros, ervas aromáticas e de chã alecrim, funcho, canela-da-terra, oregãos, manjerona, caninha, hortelã...) Semeamos: amores-perfeitos e couves.

Como é feita a gestão da rega?

Três vezes por semana com mangueira.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Pó de lenha (cinza) e sabão dissolvido na água.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Minhocas no compostor.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Iremos realizar no dia 15 de maio o dia da família na escola e pretendemos vender as nossas sementeiras (couves e amores-perfeiros) bem como demonstrara através de trabalhos e fotos as diversas atividades realizadas na horta pedagógica.

 

Publicado por: Escola EB1/PE de Água de Pena

avatar

Professor coordenador da horta: Zélia Maria Pereira da Encarnação