Horta grande (superior a 10m²)



2001
50 metros quadrados
- Educar para valores e para o exercício pleno da cidadania; - Alterar as atitudes dos alunos perante o mundo, contribuindo para a sua formação ecológica; - Incentivar o interesse, a defesa e o respeito pelo ambiente; - Sensibilizar a comunidade para a importância da conservação e defesa do património ambiental; - Fomentar a aquisição de competências necessárias para que o aluno possa contribuir para a resolução de problemas ambientais; - Reconhecer a Agricultura Biológica como uma prática ecológica; - Promover ações de aproveitamento da estufa existente e espaços envolventes; - Contribuir para o embelezamento do espaço escolar; - Identificar diferentes espécies vegetais; - Identificar diferentes espécies de plantas aromáticas e medicinais; - Cultivar o espaço «hortinha biológica» - Recolher/tratar compostos orgânicos; - Promover a interdisciplinaridade;
A existência de espaço próprio para o seu desenvolvimento: estufa, lago e canteiros, a variedade de plantas existentes e azulejos informativos/ decorativos da horta.
Através da participação em atividades, nomeadamente em feiras.
Os alunos da escola, na sua maioria, revelam um enorme respeito e sensibilidade pelos espaços verdes existentes e pela natureza no geral. A horta é um excelente recurso de aprendizagem ao dispor da comunidade escolar.
Toda a organização e manutenção da horta é feita pelos alunos responsáveis, orientados por um adulto. Estas atividades são desenvolvidas em horário extracurricular.
O solo é enriquecido essencialmente com o composto orgânico proveniente dos compostores da escola.
Sim
Com ramos e folhas secas, com restos de alguns alimentos da cozinha da escola.
No espaço da estufa são semeadas, principalmente, espinafres, cebolas, alfaces, alhos franceses, acelgas, cenouras e muitas aromáticas. Também existe um arbusto de physalis. No espaço exterior da estufa existem árvores e arbustos diversificados: bananeira, romãzeira, nespereira, limoeiro, maracujá, figueira, morangueiros, entre outros.
As regas são feitas no início do dia.
Não são utilizados pesticidas.
Não
Este ano, no dia 21 de março, realizou-se uma Feira da Primavera, com produtos hortícolas provenientes da horta (alfaces, alecrim, salsa...) e scones de tomilho e alecrim (confecionados na escola, com plantas aromáticas da horta).