EB1/JI de Massamá

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Preparação e sementeira nos canteiros da hortaPreparação e sementeira nos canteiros da horta
  • Plantação de ervas aromáticasPlantação de ervas aromáticas
  • Rega das plantasRega das plantas
  • Arranjo de canteirosArranjo de canteiros
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2001

Área aproximada da horta

50 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Educar para valores e para o exercício pleno da cidadania; - Alterar as atitudes dos alunos perante o mundo, contribuindo para a sua formação ecológica; - Incentivar o interesse, a defesa e o respeito pelo ambiente; - Sensibilizar a comunidade para a importância da conservação e defesa do património ambiental; - Fomentar a aquisição de competências necessárias para que o aluno possa contribuir para a resolução de problemas ambientais; - Reconhecer a Agricultura Biológica como uma prática ecológica; - Promover ações de aproveitamento da estufa existente e espaços envolventes; - Contribuir para o embelezamento do espaço escolar; - Identificar diferentes espécies vegetais; - Identificar diferentes espécies de plantas aromáticas e medicinais; - Cultivar o espaço «hortinha biológica» - Recolher/tratar compostos orgânicos; - Promover a interdisciplinaridade;

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A existência de espaço próprio para o seu desenvolvimento: estufa, lago e canteiros, a variedade de plantas existentes e azulejos informativos/ decorativos da horta.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, Português e Matemática
  • N.º de alunos envolvidos: 100
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

Através da participação em atividades, nomeadamente em feiras.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos da escola, na sua maioria, revelam um enorme respeito e sensibilidade pelos espaços verdes existentes e pela natureza no geral. A horta é um excelente recurso de aprendizagem ao dispor da comunidade escolar.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Toda a organização e manutenção da horta é feita pelos alunos responsáveis, orientados por um adulto. Estas atividades são desenvolvidas em horário extracurricular.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é enriquecido essencialmente com o composto orgânico proveniente dos compostores da escola.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com ramos e folhas secas, com restos de alguns alimentos da cozinha da escola.

Quais as culturas / consociações instaladas?

No espaço da estufa são semeadas, principalmente, espinafres, cebolas, alfaces, alhos franceses, acelgas, cenouras e muitas aromáticas. Também existe um arbusto de physalis. No espaço exterior da estufa existem árvores e arbustos diversificados: bananeira, romãzeira, nespereira, limoeiro, maracujá, figueira, morangueiros, entre outros.

Como é feita a gestão da rega?

As regas são feitas no início do dia.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não são utilizados pesticidas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Este ano, no dia 21 de março, realizou-se uma Feira da Primavera, com produtos hortícolas provenientes da horta (alfaces, alecrim, salsa...) e scones de tomilho e alecrim (confecionados na escola, com plantas aromáticas da horta).

 

Publicado por: EB1/JI de Massamá

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Professor coordenador da horta: Isabel Pereira