Horta grande (superior a 10m²)



A horta existe há 6 anos
25m quadrados
A horta foi criada para incentivar a comunidade escolar a praticar agricultura biológica. Como é uma aldeia com vários agricultores, faz todo o sentido a escola motivar a comunidade para a sua prática.
Neste projeto toda a comunidade escolar participa, desde alunos, professores, assistentes operacionais, assistente técnica, encarregados de educação e avós. Os funcionários da quinta Leonor ( quinta que fica ao lado da escola) colaboram com a escola sempre que lhes é pedido. A horta está dividida em 6 partes, uma parte para cada turma (1º, 2º, 3º, 4º e pré). O cantinho das ervas aromáticas ficou destinado para as senhoras funcionárias que organizaram os chás biológicos.
Foi elaborada uma grelha, em que uma vez por semana, alunos, professores, assistentes operacionais, assistente técnica e encarregados de educação iriam à horta da turma a que estavam destinados. Os alunos do 2º ano também convidaram os seus avós a colaborarem na horta biológica e a partilharem o seu saber com todos.
Podemos destacar a criação de um banco de sementes, de chás biológicos, a visita dos avós à horta, a análise do composto criado com restos da cozinha da escola, a aprendizagem da técnica de empalhamento com ajuda de 2 engenheiras que foram à escola dar uma ação de sensibilização aos alunos sobre agricultura biológica e a decoração da horta.
Cada período é elaborada uma grelha para cada turma. Por semana iam 2 ou 3 alunos de cada turma trabalham na horta acompanhados com professores, assistentes operacionais e encarregados de educação se pudessem. Cada turma trabalhava na sua horta.
Em primeiro lugar colocámos composto, de seguida regámos e depois semeámos ou plantamos. Temos ervas aromáticas, tremoceiros e outras plantas para azotar a terra. Este ano letivo também aprendemos a técnica de empalhamento.
Sim
A compostagem é feita com restos vindos da cozinha (cascas de laranja, de maça, e outros). Também usamos folhas secas e deitamos água. Temos 2 compostores, enquanto que um se transforma em composto, o outro está a ser utilizado.
alface, cenoura, batata; abóbora, feijão, milho.
A rega é feita através de uma ligação que temos juntamente com a quinta Leonor.
Através do empalhamento e da presença de plantas que servem para afastar os bichos que não são bem vindos.
Sim
Pássaros, caracóis e outros.
Confeção de alimentos e venda de alguns alimentos, criação do banco de sementes, criação dos chás biológicos.