Escola EB1/JI de Santo António (Ponta Delgada)
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o ano letivo 2006/2007
Área aproximada da horta
90 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A horta nasceu com o inicio da implementação do programa Eco-Escolas e foi criada em parceria com a Associação Norte Crescente que fornecia um engenheiro agrícola que dava aulas teóricas e práticas aos alunos dos terceiros e quartos anos. Começou por ser pequena mas foi crescendo com a participação de todas as turmas da escola, do Jardim de Infância ao quarto ano. Esta tem como objetivos os seguintes: - Valorização do espaço exterior da escola - Fomentar a aprendizagem de boas práticas agrícolas, incutindo nas crianças o gosto pelo cultivo da terra - Promover o contacto dos alunos com a terra e os produtos que dela provêm - Criar hábitos de manutenção do espaço cultivado - Esclarecer sobre o conceito de compostagem - Transmitir à população escolar e aos respetivos agregados familiares, as vantagens associadas à reciclagem de resíduos orgânicos através da compostagem - Desenvolver uma atitude responsável, individual e coletiva, na preservação do ambiente. - Praticar a agricultura biológica. - Promover a sustentabilidade
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
É feito por crianças e é para elas. É uma atividade que pode ser realizada dentro e fora dos tempos letivos e de grande interesse para todos. A transmissão de boas práticas agrícolas e de hábitos saudáveis despertou interesse na comunidade em geral e os produtos da horta são apreciados por todos.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 6
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, Português, Matemática e Expressão Plástica
- N.º de alunos envolvidos: 119
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4
Como são envolvidas as famílias?
As famílias são convidadas a depositar os resíduos no nosso compostor, oferecem sementes e recebem e trocam informação sobre algumas práticas, nomeadamente na conservação de sementes e do controlo de pragas.. Os produtos da horta são distribuídos pelas crianças que os levam para casa.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos que não gostavam, nem comiam legumes passaram a consumi-los e adquiriram gosto pelos seus legumes. alguns dos alunos construíram pequenas hortas nos seus quintais.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As atividades da horta são organizadas pelos alunos do conselho Eco-Escolas e pela professora coordenadora. A sua manutenção é feita por todos os intervenientes mas, por vezes, é necessária a intervenção dos funcionários da Junta de Freguesia ou de um motocultivador da Câmara Municipal.
Como é feita a preparação do solo?
Os alunos arrancam as ervas daninhas e depois de cavado ou lavrado o solo é limpo de pequenas pedras, pelas crianças e elas próprias misturam o composto na terra.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
Perto da horta existe uma pequena cerca feita de paletas de madeira onde são depositados os restos dos almoços da escola e outros vindos de casa: restos de legumes e de frutas, farpas e farelo de madeira, verduras de podas de árvores, folhas de milho, folhas secas, cascas de ovos, ..., tentando por alternadamente as várias camadas: secos/verdes. Quando está cheio é revolvido e fica em repouso.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Na nossa horta cultivamos: salsa, cenouras, alfaces, cebolas, agrião, feijão, milho, ervilhas, batata doce, batata inglesa, inhames, favas, chá ... Consociações habituais: -Milho/ervilhas -Couve/alface - Batata/feijão
Como é feita a gestão da rega?
É feita pelos alunos maiores com o supervisionamento dos adultos.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Com armadilhas, fitas e sacos de plástico suspensos sobre as culturas e deposição no solo de farelo de madeira e ou cinzas.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
São confeccionadas, por vezes, saladas para os almoços.