Se sim, como e com que materiais?
Sim. A compostagem observa as normas habituais. Neste momento, está em teste um sistema que permite a recolha dos resíduos orgânicos resultantes da preparação de refeições do refeitório escolar (que serve 400 refeições diárias em média) para entrega aos compostores afetos ao projeto (num total de 2 compostores pequenos, 2 médios e 2 grandes, estes últimos junto à estufa). Está a ser montado um sistema de entrega gratuita de resíduos resultantes do corte de relva na zona circundante ao Agrupamento. Cada hortelão entrega ainda os respetivos resíduos orgânicos.
Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas instaladas decorrem das plantações pré-existentes bem como da época agrícola atualmente em curso. Neste momento - e excluindo as árvores de pomar - existem pelo menos as seguintes culturas: abóbora, acelga, alface, aipo, alho, alho-francês, batata doce, beringela, beterraba, brócolo, cenoura, couve (vários tipos), curgete, espinafre, manjericão, melancia, morango, nabiça, pepino, pimento, quiabo, salsa, tomate, rúcula, hortelã, cebolinho, funcho, feijão, milho e frutos vermelhos vários.
Decorre agora a 1ª fase de rotação de culturas e as consociações já instaladas giram fundamentalmente em torno das ervas aromáticas em fronteira em cada canteiro bem como na alternância entre culturas de crescimento rápido e de crescimento lento, plantas amigas como o feijão e o milho, a par com algumas flores úteis para este efeito, como a calêndula.
Como é feita a gestão da rega?
O projecto começou em plena época agrícola de inverno, pelo que a questão só começa a ser colocada de forma séria agora com as culturas de primavera/verão. A horta é servida de água de rede e por um poço, sendo que se procura evitar recorrer à água de rede preferindo o poço sempre que tal é possível através do uso de mangueiras e canais para rega a pé. O recurso continuado ao poço implicou a realização de obras de reparação que foram realizadas há pouco tempo. Há ainda a ênfase na utilização de água da chuva recolhida através de tinas cobertas para evitar a proliferação de mosquitos. Neste momento estuda-se a implementação de uma escala de regas bem como a possibilidade de recolha de água da chuva da estufa para o seu interior de modo a aumentar o nível de humidade deste espaço. A par procede-se a testes da instalação de sistema de rega gota-a-gota.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Através dos hortelãos que identificam as situações que ocorrem ainda pontualmente (principalmente lagarta e formigas, míldio e ferrugem) e aconselham os métodos biológicos mais adequados – como o chorume de urtiga.
Se sim, que espécies?
Sim, tratando-se apenas de espécies livres e autóctones, tendo sido possível observar fundamentalmente pequenos répteis urbanos, como lagartixas e salamandras, aves como melros e pombos e insetos vários, dos quais se destacam os vermes, as formigas, as lagartas, as abelhas, as vespas, as borboletas e as joaninhas.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Dado que o projecto da horta começou há pouco tempo e a ênfase tem sido dada à reunião de recursos necessários, envolvimento dos voluntários e alunos, criação de parcerias, resolução dos problemas identificados, atividades agrícolas propriamente ditas de acordo com o calendário agrícola e reabilitação dos espaços, as atividades destinadas à comunidade e a ganhar visibilidade estão ainda a ser estudadas. A preocupação fundamental incidiu na oferta de oportunidades de formação, quer aos públicos diretos do projeto quer a públicos externos. Desde fevereiro e até maio de 2014 decorreu um ciclo de 4 workshops sobre poda, enxertia e multiplicação de plantas, de frequência aberta à comunidade escolar e comunidade local (Lumiar) – de notar que as vagas disponibilizadas foram totalmente preenchidas. Está em estudo a possibilidade de realização de visitas dos alunos de outras escolas do agrupamento no próximo ano letivo, alargamento do clube da horta às escolas do 1º e 2º ciclos e a realização de novo ciclo de formação com início em outubro, com destaque para o domínio da permacultura.