Horta pequena (até 10m²)



É a primeira vez que temos uma horta na escola.
Cerca de 5 - 6 m2.
Foi um desafio muito interessante, que motivou logo os alunos, porque somos uma escola de cidade e portanto estas crianças têm poucas oportunidades de fazer este tipo de atividade, não percebendo por vezes todo o tempo e trabalho que está por trás de um belo produto, que às vezes nem é assim tão valorizado.
O projeto em si não apresenta nenhuma originalidade, uma vez que hoje em dia é muito frequente ver hortas biológicas, no entanto, para a nossa escola é um projeto original, por ser a primeira vez que se faz.
As famílias apenas tiveram conhecimento através dos seus educandos, que estando inscritos no Eco-clube, participariam na criação da horta biológica.
O impacto da horta sentia-se sempre que algum elemento da comunidade escolar vinha ter connosco e dizia: "As vossas alfaces estão tão bonitas." ou "O vosso tomaterio está tão giro.", etc. As pessoas tinham curiosidade e espreitavam a horta através dos vidros das escadas ou então íam lá quando lá estávamos, só para verem. Alguns pediam para ajudar e nós deixávamos, outros só queriam ver.
Normalmente, vamos todas as semanas, nas horas do Eco-clube, cuidar em primeiro lugar da horta e só depois no tempo restante é que nos dedicamos às outras tarefas do clube. Nestas horas, regamos, se não tiver chovido, arrancamos alguma erva que tenha nascido, fazemos algumas mudas, quando as plantas estão a crescer e a ficar muito apertadas e também fazemos a caça à lagarta que nos anda a deixar com os nervos em franja, pois ataca discaradamente a nossa couve de bruxelas. As tarefas são repartidas de forma a que todos possam fazer um pouco de tudo.
Como não temos grande espaço para este tipo de atividades, nem temos caixa de compostagem, optámos por adquirir a terra numa estufa, depois de nos termos informado sobre os vários tipos de terra que há. Comprámos alguns sacos de terra ecológica para a criação da nossa horta e foi com essa terra que fizemos todas as sementeiras.
Não
Alface, espinafre, couve de bruxelas, ervilha de trepar, tomate cerejo, courgete, morangueiro, salsa, tomilho, hortelã e caril.
A rega é feita sempre à sexta feira nas horas de Eco-clube, pelos alunos, com supervisão das professoras, usando mangueira com um fio de caudal, apenas, para não fazer buracos na terra, nem desperdiçar água. Durante o resto da semana, se houver necessidade de regar, a funcionária que cuida das restantes plantas, também rega a nossa horta.
Sempre que vamos à horta, procuramos sinais de lagartos ou outros bicharocos que ataquem a nossa horta, mas apenas detetamos lagartas e tentamos tirá-las das plantas. Nunca foi utilizado nenhum produto qímico.
Não
Não se realizaram outras atividades em torno da horta. Gostávamos de conseguir confecionar uma salada de um almoço do nosso refeitório com as nossas alfaces e os nossos tomates cerejos, mas ainda precisam de crescer mais um pouco.