Escola EB1/JI de Lameiras
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Penso que 4/5 anos
Área aproximada da horta
Menos que 10 metros quadrados
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Uma vez que este foi o primeiro ano que estive na escola e a professora coordenadora do projecto que esteve envolvida na sua criação já não está, não consigo responder à questão.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 3
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
- N.º de alunos envolvidos: 64
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos:
Como são envolvidas as famílias?
As famílias utilizam os produtos hortícolas na confecção das suas próprias refeições. A Associação de Pais participa ajudando na preparação da terra para novas culturas e adquirindo os rebentos que serão plantados pelas crianças na horta.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O contacto com os utensílios necessários para trabalhar a terra, que de outra forma muitos alunos não teriam oportunidade de experimentar. O contacto com as várias fases do processo de plantação e diferentes espécies de produtos hortículas e não só.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A limpeza da terra é feita pelos alunos, que retiram as ervas daninhas para que se possam fazer novas plantações. A rega é feita com a ajuda das auxiliares. A plantação é feita sempre pelas crianças, inclusivé do jardim de infância.
Como é feita a preparação do solo?
Não são usados quaisquer produtos químicos. A fertilização tem sido feita recorrendo a estrume (de cavalo).
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
Neste momento a escola tem apenas um "compostor" construído em rede, onde se faz a compostagem das ervas que se retiram da horta.
Quais as culturas / consociações instaladas?
A horta tem ervas aromáticas todo o ano (salsa, coentros). Por vezes hortelã também. Este ano letivo já teve cultura de couves e alho francês. Entretanto vão ser introduzidas outras culturas: batatas, morangos, alfaces. (Devido ao estado do tempo após a colheita das couves e do alho francês, e tendo em conta o tipo de solo da horta, não foi possível cumprir com o objetivo de produzir grande variedade de culturas. Durante algum tempo não foi possível trabalhar a terra devido ao clima. A escola encontra-se literalmente numa zona de pedra e a terra que constitui a horta foi colocada lá para o efeito, o que faz com que este espaço não tenha as melhores características de permeabilidade do solo. Teve que se esperar pela melhoria das condições climáticas, mas como só em meados de Maio foi possível voltar a fazer mais uma plantação, plantou-se apenas alfaces. Ainda assim, só mesmo no final do ano letivo é que estas começaram a ficar com tamanho aceitável para os alunos as poderem levar para casa.)
Como é feita a gestão da rega?
Quando não chove e há necessidade de rega, esta é feita essencialmente logo pela manhã, nunca em horas de maior calor.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Não são usados quaisquer produtos químicos para evitar/controlar pragas e doenças.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os alunos levam os produtos hortícolas para casa e as famílias utilizam-nos na sua alimentação (sopas, etc).