Horta pequena (até 10m²)



Este é o primeiro ano.
Mais ou menos nove metros quadrados
Incentivar as crianças a verem crescer algumas plantas que se desenvolvem na nossa região; aproveitar as folhas que caem no inverno no nosso recreio e as cascas de fruta que trazem para a escola , para fazer o composto para depois colocar nos canteiros de plantas que temos no recreio e teremos na horta.
O aproveitamento das muitas folhas que caem durante o inverno no recreio, para fazer o composto a utilizar como fertilizante para as plantas da horta. Mostrar às crianças como se desenvolvem as plantas desde o momento em que se colocam as sementes na terra, aos cuidados que são necessários ter no seu crescimento até à fase em que podem ser utilizadas na nossa alimentação. Dar essas plantas ao ATL para as cozinhar, já que grande parte das crianças lá vão almoçar.
As famílias contribuem com as plantas ou sementes. E com restos de cascas de alimentos para colocar no compostor.
A horta vai ser dividida em quatro partes. Cada turma semeia ou planta as suas sementes ou plantas numa das partes. Cada delegado de turma fica encarregue de ver se é necessário regar, adubar ou tirar ervas daninhas do seu canteiro e pedir ajuda aos colegas e ao professor para o fazer.
Como é nova a nossa horta, alguns representantes da associação de pais e alguns professores cavaram a terra, colocaram o composto que já tínhamos nessa mesma terra e agora estamos à espera que a chuva pare algum tempo para enxugar a terra que será colocada por cima do composto, para colocarmos as sementes e plantas.
Sim
Utilizamos as folhas que caem de duas tílias enormes que temos no recreio, água para regar, terra para colocar de vez em quando, as cascas dos frutos que as crianças trazem para lanchar e as cascas que alguns alunos trazem de casa.
Alfaces, ervilhas, couves e ervas aromáticas.
Cada delegado de turma fica encarregue da mesma.
As auxiliares e os docentes no princípio de cada semana vêm como estão. Se houver alguma praga ou doença usaremos água com sabão rosa para os afastar.
Não
Confecção de alimentos no ATL onde as crianças almoçam.