Escola Profissional de Capelas

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Vista parcial da horta e algumas alunas do curso de Produção Agrária à chegada para mais uma aula.Vista parcial da horta e algumas alunas do curso de Produção Agrária à chegada para mais uma aula.
  • Vista parcial da horta.Vista parcial da horta.
  • Vista do compostor.Vista do compostor.
  • Vista parcial da horta.Vista parcial da horta.
  • Vista parcial da horta.Vista parcial da horta.
  • Vista parcial da horta.Vista parcial da horta.
  • Vista do interior da estufa.Vista do interior da estufa.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

Área aproximada da horta

300m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Motivações: - Abertura do curso profissional de Técnico de Produção Agrária, nível IV - Existência do programa Eco-Escolas - Necessidade do aumento da atividade agrária em conjuntura de crise económica. Objetivos: - Divulgar a atividade agrícola sustentável - Produzir géneros para consumo na escola (cozinha pedagógica e refeitório)

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Toda a envolvência e enquadramento no espaço escolar, como atestam as fotos anexadas, a utilização de materias (madeiras, etc.) recicladas de outras estruturar existentes na escola, a reutilização de paletes de madeira para a cercadura da horta e compostor.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Transformação e Produção Agrária (curso de Técnico de Produção Agrária)
  • N.º de alunos envolvidos: 20
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 20

Como são envolvidas as famílias?

Através da oferta de sementes e plantio.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

-Os alunos trazem sementes para a horta. -Existe interesse no acompanhamento pelo "crescimento" da estrutura. -Os alunos realizaram sensibilizações/apresentações sobre agricultura biológica, ervas aromáticas e compostagem no Dia Eco-Escolas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é da responsabilidade dos alunos do curso de Técnico de Produção Agrária. Em tempo de férias essa tarefa fica a cargo dos funcionários da manutenção da escola de alguns formandos que, por residirem perto da escola, conseguem deslocar-se e colaboram nos trabalhos.

Como é feita a preparação do solo?

Através das técnicas abordadas no âmbito do curso de Produção Agrária, nível IV recorrendo a composto feito na escola e outro oferecido pela empresa de gestão ambiental MUSAMI. Todas as intervenções no terreno são manuais não havendo recurso a mecanização.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Serradura, folhas das árvores, resíduos da cozinha da escola, aparas de relva e verduras diversas.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve, batata, repolho, alho, cebola, fava, couve flor, tomate, alface, salsa, courgete, feijão, etc. (algumas delas na estufa).

Como é feita a gestão da rega?

É dada preferência à rega natural (chuva). Foi elaborado o projeto, no âmbito de uma Prova de Aptidão Profissional do curso de Técnico de Construção Civil, de um sistema de recolha e armazenamento de águas pluviais para rega que será implementado no próximo ano letivo.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

No âmbito dos conteúdos programáticos das disciplinas do curso de Produção Agrária.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Ações de sensibilização sobre agricultura biológica e compostagem. Também temos uma nutricionista que acompanha a produção e desenvolve trabalho com os alunos.

 

Publicado por: Escola Profissional de Capelas

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Professor coordenador da horta: Duarte Nuno Dutra Borges Cota