Colégio Penas Real

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Que divertido é cuidar da nossa horta!Que divertido é cuidar da nossa horta!
  • Vamos colher alfaces?Vamos colher alfaces?
  • Em novembro, a horta foi toda remexida e reiniciada. Obrigado a toda a comunidade escolar!Em novembro, a horta foi toda remexida e reiniciada. Obrigado a toda a comunidade escolar!
  • Hum...que cheirinho maravilhoso têm as nossas aromáticas da horta!Hum...que cheirinho maravilhoso têm as nossas aromáticas da horta!
  • E que lindos que são!E que lindos que são!
  • Em setembro ainda tivemos morangos na horta.Em setembro ainda tivemos morangos na horta.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde novembro de 2012

Área aproximada da horta

12m quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O sonho de nos tornarmos um colégio mais verde e autosustentável.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Na nossa horta, optámos por colocar as plantas em "mantas" envoltas em filme de plástico preto. Desta forma evita-se o crescimento de ervas daninhas, evita-se a necessidade de ter que aplicar herbicidas e a manutenção da horta é mais fácil. Assim temos a vantagem de tornar a nossa horta mais eficiente uma vez que se reduz o consumo de água, porque com o sistema gota a gota a água é colocada à disposição das plantas de uma forma mais eficiente e pelo fato de estar debaixo do plástico, reduz também a perda de água por evaporação.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 10
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Pré-escolar, 1º ciclo e ciências
  • N.º de alunos envolvidos: 150
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 15
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 20

Como são envolvidas as famílias?

Sempre que existe uma intervenção maior na horta, os pais são convidados a participar. Ao longo do ano vamos realizando atividades relacionadas com a horta em que os pais são envolvidos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Temos procurado levar os nossos produtos junto da comunidade exterior. Simultaneamente, pais e familiares, relatam as observações orgulhosas que os nossos alunos fazem sobre a horta e atividades realizadas em seu redor.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe uma auxiliar de educação responsável pela vigilância diária da horta e para abrir a rega diariamente. Sempre que a funcionária deteta que a horta necessita de limpeza, manutenção ou que já existe algum legume pronto a colher, informa a presidente do conselho eco-escolas que delega essa tarefa numa sala (geralmente é à vez).

Como é feita a preparação do solo?

No inicio de cada ano letivo, o solo é todo remexido e adubado para receber as novas plantações.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com os materiais da cozinha (cascas de fruta e de legumes, ramos e relva que é cortada do espaço exterior do colégio).

Quais as culturas / consociações instaladas?

Diversas espécies de couves, diversas espécies de alfaces, tomates, cenouras, cebolas, beterraba, morangos, courgete, alho-francês, ervas aromáticas.

Como é feita a gestão da rega?

Através do sistema gota a gota. A água utilizada na rega provém de um poço que se encontra junto ao colégio e que é pertença do mesmo.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não realizamos.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

 

Publicado por: Colégio Penas Real

avatar

Professor coordenador da horta: Lígia Maria