Escola EB1/PE do Caniço - Vargem
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde fevereiro de 2014
Área aproximada da horta
90 garrafas 1,5L tipo PET
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Comemoração do Ano Internacional da Agricultura Familiar - 2014 (ONU); Sensibilização à comunidade educativa maioritariamente urbana para a importância da prática agrícola; Promoção da alimentação saudável; Relação estreita entre o Homem e a Natureza.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A interligação de elementos de vários quadrantes para a concretização do projeto: Empresa de Cervejas da Madeira cedeu as garrafas PET com defeito; Câmara Municipal de Santa Cruz apoiou logisticamente o transporte e a aquisição de terras férteis contendo estilha de palmeiras derrubadas devido à praga do escaravelho. A Liga de Pais adquiriu os restantes recursos: cordas nylon e anilhas. Os alunos de todas as turmas dos 3.º e 4.º anos elaboraram e montaram as hortas verticais. Os alunos das turmas do Pré-escolar fizeram a plantação de plantas (chá, aromáticas e hortícolas), cedidas por elementos internos e externos da comunidade local. De salientar que a ideia de implementar esta horta vertical surgiu de uma história do escritor Francisco Fernandes, intitulada "Uma Horta de Cores" (http://www.recursosonline.org/projetos/hortadecores/Catalgo_UmaHoraCores_v2.pdf), lida na Biblioteca Escolar.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 10
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: AEC - Biblioteca; AEC - Expressão Plástica; Pré-Escolar
- N.º de alunos envolvidos: 190
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5
Como são envolvidas as famílias?
As famílias foram envolvidas de outra forma. A horta vertical da escola permitiu que 40 pais/encarregados de educação quisessem adquirir a sua horta vertical doméstica, elaborada igualmente na escola pelos alunos, uma vez que restaram dezenas de garrafas PET.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O impacto da horta tem a ver com o ponto anterior. 40 famílias aderiram à horta vertical doméstica.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção é repartida entre alunos do Pré-escolar, do 1.º ciclo e o pessoal não-docente envolvidos.
Como é feita a preparação do solo?
Foi feita pelos funcionários da câmara municipal e os alunos do pré-escolar.
É feita compostagem?
Não
Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantas de chá variadas, aromáticas variadas, alfaces e morangueiros.
Como é feita a gestão da rega?
É feita pelos mesmo elementos da manutenção: alunos do pré-escolar, do 1.º ciclo e pessoal não-docente.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Pelos adultos. Não houve pragas.
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Não houve quaisquer atividades.