Escola EB1/PE do Caniço - Vargem

a nossa horta bio

Horta vertical

 
  • A horta situa-se na parte sul do bloco 3 do recinto escolar e é composta por 90 garrafas reutilizadas - tipo PET.A horta situa-se na parte sul do bloco 3 do recinto escolar e é composta por 90 garrafas reutilizadas - tipo PET.
  • A primeira rega por um aluno da turma do Pré-Escolar 4.A primeira rega por um aluno da turma do Pré-Escolar 4.
  • Plantio por uma turma do Pré-Escolar (turma 4). Foram transplantadas uma variedade de plantas: alfaces, ervas de chá/aromáticas e morangueiros.Plantio por uma turma do Pré-Escolar (turma 4). Foram transplantadas uma variedade de plantas: alfaces, ervas de chá/aromáticas e morangueiros.
  • De seguida, as turmas do Pré-Escolar usaram a horta construídas pelos alunos dos 3.º e 4.º anos e começaram a preparar a plantação. Colocar a terra nas garrafas.De seguida, as turmas do Pré-Escolar usaram a horta construídas pelos alunos dos 3.º e 4.º anos e começaram a preparar a plantação. Colocar a terra nas garrafas.
  • Resultado da elaboração por uma turma do 3.º ano.Resultado da elaboração por uma turma do 3.º ano.
  • Resultado da elaboração por uma turma do 4.º ano.Resultado da elaboração por uma turma do 4.º ano.
  • Elaboração da horta pelos alunos das turmas dos 3.º anos;Elaboração da horta pelos alunos das turmas dos 3.º anos;
  • Elaboração da horta pelos alunos das turmas dos 4.º anos;Elaboração da horta pelos alunos das turmas dos 4.º anos;
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde fevereiro de 2014

Área aproximada da horta

90 garrafas 1,5L tipo PET

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Comemoração do Ano Internacional da Agricultura Familiar - 2014 (ONU); Sensibilização à comunidade educativa maioritariamente urbana para a importância da prática agrícola; Promoção da alimentação saudável; Relação estreita entre o Homem e a Natureza.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A interligação de elementos de vários quadrantes para a concretização do projeto: Empresa de Cervejas da Madeira cedeu as garrafas PET com defeito; Câmara Municipal de Santa Cruz apoiou logisticamente o transporte e a aquisição de terras férteis contendo estilha de palmeiras derrubadas devido à praga do escaravelho. A Liga de Pais adquiriu os restantes recursos: cordas nylon e anilhas. Os alunos de todas as turmas dos 3.º e 4.º anos elaboraram e montaram as hortas verticais. Os alunos das turmas do Pré-escolar fizeram a plantação de plantas (chá, aromáticas e hortícolas), cedidas por elementos internos e externos da comunidade local. De salientar que a ideia de implementar esta horta vertical surgiu de uma história do escritor Francisco Fernandes, intitulada "Uma Horta de Cores" (http://www.recursosonline.org/projetos/hortadecores/Catalgo_UmaHoraCores_v2.pdf), lida na Biblioteca Escolar.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 10
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: AEC - Biblioteca; AEC - Expressão Plástica; Pré-Escolar
  • N.º de alunos envolvidos: 190
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

Como são envolvidas as famílias?

As famílias foram envolvidas de outra forma. A horta vertical da escola permitiu que 40 pais/encarregados de educação quisessem adquirir a sua horta vertical doméstica, elaborada igualmente na escola pelos alunos, uma vez que restaram dezenas de garrafas PET.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O impacto da horta tem a ver com o ponto anterior. 40 famílias aderiram à horta vertical doméstica.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é repartida entre alunos do Pré-escolar, do 1.º ciclo e o pessoal não-docente envolvidos.

Como é feita a preparação do solo?

Foi feita pelos funcionários da câmara municipal e os alunos do pré-escolar.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantas de chá variadas, aromáticas variadas, alfaces e morangueiros.

Como é feita a gestão da rega?

É feita pelos mesmo elementos da manutenção: alunos do pré-escolar, do 1.º ciclo e pessoal não-docente.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Pelos adultos. Não houve pragas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Não houve quaisquer atividades.

 

Publicado por: Escola EB1/PE do Caniço - Vargem

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Professor coordenador da horta: João António de Freitas Correia