Escola EBI de Minde

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Preparação do terreno e culturas- Fevereiro 2014- EBI de MindePreparação do terreno e culturas- Fevereiro 2014- EBI de Minde
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 10 anos

Área aproximada da horta

Área da horta de culturas:80 m2. Há mais 2 canteiros de aromáticas

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Utilizar a horta como espaço de observação e ensino sobre a ecologia e a educação ambiental; -Dar a conhecer aos alunos o desenvolvimento das plantas e das diversas espécies, possibilitando o contato com a natureza; -Desenvolver o gosto por atividades agrícolas e de jardinagem; -Promover hábitos saudáveis de alimentação; -Dinamizar os espaços exteriores da escola, criando área verde.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- Existência de zona de culturas hortícolas diversificadas, canteiros de aromáticas e zona de compostagem. -Venda dos produtos resultantes das diversas culturas e aromáticas. -Consumo dos produtos pelos docentes e pessoal não docente da escola. -Disponibilização de aromáticas no bufete da escola.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências naturais/ clube das ciências e geografia.
  • N.º de alunos envolvidos: 20
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

Como são envolvidas as famílias?

O envolvimento das famílias é feito através do arranjo e lavrar do terreno; na venda e consumo dos produtos da horta; na publicitação da atividade através de blogue e do facebook.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Impacto na promoção de hábitos e comportamentos saudáveis; na consciencialização da necessidade de conservação dos recursos naturais; na realização de pesquisas sobre o solo, sobre o valor nutricional dos alimentos e em receitas alimentares junto de familiares; na venda dos produtos da horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita diariamente por dois assistentes operacionais através de rega regular. Os alunos, acompanhados dos professores de ciências ou de geografia, participam na reposição, rotação e na colocação do adubo a fim de se garantir a qualidade da terra, das hortaliças e dos chás.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita manualmente por encarregados de educação com a ajuda de enchada e moto-enchada. O desbaste e retirada das ervas daninhas é feita por assistentes operacionais e pelos alunos que participam também na compostagem, feita num recanto da horta.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com a cinza da caldeira, com as borras do café da máquina do bufete, com os detritos da limpeza da horta e com ramos de árvores e folhas secas.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas de: beterraba; alface; funcho; favas; ervilhas; cebolas; alhos; tomate; couve; acelgas; feijão; courgete. Aromáticas: cidreira; coentros; lúcia-lima; alecrim; óregãos; salsa; tomilho; dente-de-leão; príncipe; hipericão; alfazema; são-roberto; rosmaninho.

Como é feita a gestão da rega?

O primeiro e o último "setores" são regados diariamente por dois assoistentes opercaionais. Por vezes os alunos também participam nesta atividade.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização e controlo de pragas e doenças está, ainda, em fase de iniciação. É feita apenas a aplicação de cinza da caldeira.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Disponibilização dos chás no bufete da escola; venda de aromáticas em saquinhos; venda ou disponibilização dos produtos hortícolas a professores e pessoal não docente.

 

Publicado por: Escola EBI de Minde

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Professor coordenador da horta: Maria Hélia Simões Achega