EB 2,3 de Colos

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • A varejar oliveiras.A varejar oliveiras.
  • Estacaria de alecrim, roseira e sementeira de calêndulas.Estacaria de alecrim, roseira e sementeira de calêndulas.
  • Plantação de alhos.Plantação de alhos.
  • Plantação de favas.Plantação de favas.
  • Propagação de Hortelã pimenta.Propagação de Hortelã pimenta.
  • Sementeira de fava e ervilhaSementeira de fava e ervilha
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existente na escola tem aproximadamente 3 anos.

Área aproximada da horta

A área para cultivo tem aproximadamente 3 ha, onde inclui culturas permanentes Oliveiras, Sobreiros, Azinheiras, Fruteiras variadas (Nespereiras, Laranjeiras, Pessegueiros, Marmeleiros, etc) e espaço com plantas aromáticas e medicinais.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A criação/manutenção de uma horta/jardim serve para que a comunidade escolar possa contactar com a natureza e aprender a respeitá-la e a cuidar dela, sendo fundamental para o seu desenvolvimento enquanto cidadãos mais responsáveis. A rentabilização dos recursos físicos disponíveis na própria exploração, a implementação de práticas culturais como rotações, consociações, compostagem, adubação verde, mobilização mínima, etc. Divulgar e sensibilizar para práticas ecológicas características da agricultura biológica. A horta tem como objetivos servir de apoio ao curso vocacional na sua componente Hortofloricultura e Exploração Florestal. Neste espaço os alunos do curso podem colocar em prática os conhecimentos e técnicas adquiridas na componente teórica do curso. Divulgar e sensibilizar para práticas ecológicas características da agricultura biológica. Promover uma alimentação saudável como consequência do consumo de produtos biológicos; Reaproveitar espaços escolares sem utilidade aparente de uma forma sustentável, tornando-os simultaneamente mais agradáveis; Divulgação da atividade no espaço escolar ou no exterior através da página web da escola.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto tem a sua originalidade na instalação e substituição de plantas exóticas por culturas autóctones e a instalação de um jardim comestível constituído por plantas aromáticas e medicinais.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: Estão dois professores envolvidos.
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: A disciplina com maior envolvimento na horta é a disciplina de Hortofloricultura e Exploração Florestal. A turma do curso PIEF participou pontualmente na dinâmica da horta ao nível da disciplina de Ciências Naturais.
  • N.º de alunos envolvidos: São vinte e sete os alunos envolvidos na manutenção da horta.
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: Cerca de cinco funcionários participam ou participaram na horta.
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: É difícil quantificar o número de familiares envolvidos na horta.

Como são envolvidas as famílias?

As famílias participaram na cedência de sementes de variedades tradicionais para cultivar na horta e plantas aromáticas e medicinais para o jardim comestível.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A dinamização da horta pelo curso vocacional permitiu potencializar os espaços físicos e os valores da escola/região. Sensibilizar a comunidade escolar para a divulgação das plantas aromáticas e medicinais, para a promoção de hábitos alimentares mais saudáveis e diversificados.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A instalação/manutenção/colheita das diferentes culturas é essencialmente assegurada pelos alunos do curso vocacional.

Como é feita a preparação do solo?

No jardim comestível que apresenta uma área aproximada de 150 m2 no terreno existia a variedade de relva escalracho, loendros, mioporos, pitosporos, algumas crassulaceas, medronheiros, etc. Antes de iniciar a preparação dos canteiros, tentou-se limpar o terreno eliminando todas as plantas excepto os medronheiros; - Com auxílio de enxadas, revirou-se o solo até cerca de 15 cm de profundidade; - Com o ancinho desmancharam-se os torrões, retiraram-se pedras e infestantes, e nivelou-se o terreno; - Com um serrote foram eliminados os arbustos de grande porte; - A seguir foi adicionado composto; - Foi realizada a demarcação dos canteiros com auxílio da enxada, com uma altura entre 15 a 20 cm, um comprimento de aproximadamente 2 m, e uma largura de 1 m; - Entre os canteiros foi deixado uma distância de 30 cm; - Regularmente é realizada uma monda manual no terreno. No terreno onde existe as culturas permanentes de olival e montado o solo é preparado com recurso a um tractor e a alfaias agrícolas, nomeadamente a utilização de um escarificador. Nas entrelinhas destas culturas foi cultivado cerca de meio hectare de fava, ervilha e tremocilha.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Desde o inicio do ano letivo os resíduos provenientes da cozinha/bar e da manutenção dos espaços verdes da escola como corte de relva, poda de arvores e arbustos são encaminhados para o compostor a recuperação desta técnica de transformação biológica permite, por um lado, reduzir a quantidade de resíduos que é enviada para o aterro e, por outro, produzir composto que poderá ser utilizado como adubo.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Como é feita a gestão da rega?

A rega do olival e as culturas hortícolas são regadas a baixa pressão gota-a-gota com água proveniente de um furo existente na escola. O jardim comestível e outros espaços verdes da escola, com água da rede.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização e controlo de pragas e doenças e realizada por observação direta.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

O curso vocacional no âmbito da divulgação das atividades desenvolvidas na escola, participou na feira regional de Amoreiras-Gare com uma mostra de produtos produzidos na escola nomeadamente culturas hortícolas e plantas aromáticas e medicinais. Realizou uma comunicação no VI Encontro de Partilhas de Práticas Educativas de Cidadania organizado pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Algarve, visando a promoção e valorização de práticas educativas das escolas da região. Os alunos do curso vocacional apresentaram o projeto “Descobrir… Viver… Sentir Colos”. Este projeto tem como objetivos recuperar e potencializar os espaços físicos da escola e divulgar a região em que está inserida; Sensibilizar a comunidade escolar para a utilidade das plantas aromáticas e medicinais; Promover a divulgação de práticas ecológicas características da agricultura biológica, tais como as rotações, consociações, compostagem, adubação verde, mobilização mínima. Os alunos do curso promoveram um concurso de espantalhos, no agrupamento, onde os espantalhos seriam para colocar na horta. Foi realizada a produção de calêndulas onde incluiu a sementeira, transplante para vaso, plantação, rega, adubação, colheita e conservação pós-colheita. Da flor colhida foi extraida a essencia em óleo. Este processo permitiu produzir pomada natural de calêndula (ver cartaz com o procedimento completo).

 

Publicado por: EB 2,3 de Colos

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Professor coordenador da horta: Pedro Louro