Horta grande (superior a 10m²)



3 anos
95 m2
- Mostrar às crianças, envolvendo-as, que os produtos hortícolas provêm do cultivo da Terra. (e não do supermercado) - Conhecer a diversidade dos produtos hortícolas e as diversas etapas até à mesa. - Reconhecer as diferentes partes das plantas
Cada turma tem um talhão que, em conjunto com a profª coordenadora do projeto, define a espécie para o mesmo. Essa espécie, identificada, serve de observação e aprendizagem para todas as turmas que ao virem à horta para tratar do seu, observam todas as outras .
Auxílio e exemplificação dos trabalhos a realizar. Fornecimento de plantas e sementes. Inclusão no conselho Eco-escolas
A turma em coordenação com a professora coordenadora do Eco escolas, através da observação direta, uma vez por semana, verifica se há necessidade de serem efetuados trabalhos e diligenciam-se os trabalhos de acordo com as necessidades.
A autarquia destacou pessoal de jardinagem para a preparação (Escava, fertilização,
Sim
Através da recolha diária das cascas de fruta do refeitório, folhas das árvores e recolha dos alunos.
Repolhos, alhos, favas, ervilhas, batata, cebola, alface, tomate, pimento, couve galega, ervas aromáticas, flores, alho francês,morango
Uma vez por semana a turma desloca-se à horta e rega o seu talhão. Nos restantes dias são a professora coordenadora e assistentes operacionais.
Observação dos canteiros/ plantas. Através de cinza e insetos (?)
Não
Irão efetuar-se mercadinhos, na escola, para venda de alguns produtos. Outros serão utilizados para confeção de pratos para os alunos.