Colégio Parque do Falcão
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
11
Área aproximada da horta
15 m
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
- Promover junto dos alunos e respetivas famílias o consumo de produtos de origem biológica sensibilizando-os para as suas vantagens na alimentação; - Consciencializar os alunos e familiares de que os produtos de origem biológica são produtos que são produzidos de acordo com normas que visa, inteiramente, o respeito pelo ambiente e pelos animais. - Sensibilizar os alunos para a necessidade e importância das culturas biológicas de modo a minimizar o impacto humano sobre o ambiente. - Consciencializar os alunos e a comunidade educativa acerca do benefício de respeitarmos o ciclo de vida natural dos vegetais e legumes sem a adição de produtos químicos. - Promover a interação de todos os alunos nas atividades hortícolas e o contacto com técnicas de agricultura biológica. - Promover uma maior interação entre alunos e participação da comunidade educativa em atividades que permitem um maior contacto com a natureza e a sensação de estar ao ar livre. Nota: A nossa horta está diretamente ligada à nossa àrea de Educação ambiental que é parte integrante do nosso projeto educativo e está incluída num disciplina denominada Projeto escola. Toda a comunidade escolar (pais e alunos) mostraram imensa vontade em aprofundar este tema. pelo que, sendo o colégio um enorme defensor de tudo o que é biologico, fez com que tivesse havido vontade para desenvolver este projeto de modo a atingirmos os objetivos referidos anteriormente.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O facto de serem os próprios alunos a tratar da terra e de todo o espaço da horta! É realizada a compostagem através da utilização do estrume produzido pelos animais da quinta e da recolha e aproveitamento do lixo orgânico produzido pela cozinha do Colégio. É utilizado um compostor; temos animais na quintinha e todos os produtos cultivados sao escolhidos pelos alunos. existe também a adoção de um canteiro e de um animal por cada sala. Os alunos possuem hábitos de colheita dos produtos biológicos, os quais são levados à cozinha do Colégio para a confeção de receitas saudáveis (sopas e saladas variadas).
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 6
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: ciencias da naturza e projeto escola
- N.º de alunos envolvidos: 105
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 15
Como são envolvidas as famílias?
As familias são convidadas a vir ao colégio para ateliers denominados "Vem plantar connosco" e também são feitos sorteios de cabazes biológicos ou feirinhas de produtos da terra em que as familias participam diretamente na venda de rifas ou nas bancas de produtos! No geral, a comunidade escolar está toda envolvida. As famílias são envolvidas, desde o ínicio até ao final do ano sendo que os alunos solicitam também a sua especial colaboração 1 vez por semana em grupos de 4 elementos (avós ou Pais). Esta escala é rotativa.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta é vista com grande entusiasmo pois, confecionamos vários produtos com alimentos da nossa horta, por exemplo, doce de abóbora com aboboras da nossa horta, saladas frias com alface e beterraba e todos os produtos da sopa sao retirados de lá! No geral, os alunos revelam maior satisfação/gosto ao consumir legumes e verduras que produzem na horta biológica e a incluí-los na sua dieta do Colégio;Revelam uma curiosidade progressiva pelas atividade agrícolas e incentivam à diversidade de culturas existentes na horta;Revelam uma maior consciência ambiental, bem como, um aumento do conhecimento relativamente à origem e à importância do consumo de produtos biológicos para a saúde humana; Incentivam cada vez mais os Pais e familiares ao consumo desses mesmos produtos.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Tal como no ano letivo anterior, a horta é organizada pela coordenadora em parceria com os alunos e as tarefas, para além, de rotativas são organizadas em mapas. Contudo, a horta é essencialmente da responsabilidade de todos os alunos pelo que é feita uma visita semanal por todas as turmas. É regada diariamente pelos delegados e sub delegados de turma de cada sala e é tratada com a ajuda do nosso jardineiro.
Como é feita a preparação do solo?
Sem qualquer produto químico pois fazemos compostagem.
É feita compostagem?
Sim
Se sim, como e com que materiais?
Com todos os restos (lixo orgnânico) que provêm da cozinha ( cascas de batatas, de cenoura) restos de couves; restos de alface e até mesmo as apáras da relva trazidas pelo nosso jardineiro, etc:
Quais as culturas / consociações instaladas?
Temos um canteiro de ervas aromáticas com salsa ; coentros; óregãos; hortelã; alecrin; erva príncipe; erva cidreira, temos couve portuguesa, morangos, alho fracês, brócolos, abóboras; cebolas; rabanetes; alface roxa; pimentos, beterraba, milho e batatas. Há áreas de cultivo que embora apareçam no croqui como sendo apenas uma têm de estar divididas com outras.
Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita diariamente ao final do dia
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
é feita atraves do nosso jardineiro semanalmente
Existem animais ligados à horta?
Sim
Se sim, que espécies?
2 galinhas; 1 cabra; 3 patos ; 4 periquitos; 2 coelhos; 1 chinchila:
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
feira de produtos da terra é 1x por ano e sorteio de cabaz bio. Confecao diária de produtos, especialmente, sopa e saladas frias: