Escola EB1/JI de Coja

a nossa horta bio

Horta vertical

 
  • Alunos a colocarem os garrafões junto da estrutura de suporte dos mesmos.Alunos a colocarem os garrafões junto da estrutura de suporte dos mesmos.
  • Estrutura de garrafas fixas na grade de vedação do recreio.Estrutura de garrafas fixas na grade de vedação do recreio.
  • Estrutura composta por garrafas e garrafões já com terra e algumas plantas.Estrutura composta por garrafas e garrafões já com terra e algumas plantas.
  • A fase da plantação.A fase da plantação.
  • A sementeira e plantação de legumes e ervas aromáticas.A sementeira e plantação de legumes e ervas aromáticas.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde o mês de fevereiro de 2014.

Área aproximada da horta

A horta tem aproximadamente 6 metros de comprimento.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta foi fruto das opiniões e solicitações dos alunos relativamente à necessidade do espaço exterior ter mais espaços verdes nomeadamente vários tipos de flores e árvores. Como a escola é relativamente recente e a maioria dos espaços que circundam a escola serem relvados os alunos gostaram da ideia de ter uma horta vertical dentro do espaço escolar.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade foi o recurso e uso dos materiais recicláveis (garrafas e garrafões) e aplicá-los na grade que circunda o espaço escolar.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 7
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Português, Matemática e Estudo do Meio
  • N.º de alunos envolvidos: 108
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 30

Como são envolvidas as famílias?

As famílias tomaram conhecimento do projecto pelo Conselho Eco-Escolas, pelos alunos que informaram os encarregados de educação do projecto e solicitaram aos pais terra, e plantas bem como pela informação divulgada na parede/placar que se encontra à entrada da escola.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

No momento os alunos em especial estão motivados para continuarem a aumentar a horta bem como embelezar outras partes do recreio exterior.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas do jardim de infância e da escola de 1º ciclo organizaram-se de forma a que semanalmente cada turma possa cuidar da respectiva horta.

Como é feita a preparação do solo?

O solo usado foi adquirido pela junta de Freguesia de Coja e de terra que os alunos foram trazendo.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantas aromáticas Legumes Frutos (morangueiros)

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita diariamente pelos alunos. No período de interrupção serão as funcionárias da escola a executar a tarefa.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é realizada em grelhas próprias elaboradas para o efeito.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Posteriormente os produtos obtidos serão aproveitados para a confecção de alimentos.

 

Publicado por: Escola EB1/JI de Coja

avatar

Professor coordenador da horta: Carlos António da Cruz Borges