Agrupamento de Escolas de Gouveia
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 meses
Área aproximada da horta
10 metros quadrados
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Com a finalidade de sensibilizar e consciencializar os nossos alunos de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta, planeou-se a criação de uma horta pedagógica em colaboração com a proprietária da casa de turismo rural “Casa Grande”. O projeto caracteriza- se por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré - estabelecido. Objetivos: - Despertar o interesse das crianças para o cultivo da horta e conhecimento do processo de germinação. - Criar, na quinta da Casa Grande, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis. - Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O envolvimento da proprietária da quinta do turismo rural "Casa Grande" situada nas proximidades da aldeia, confirmando-se, assim, a muita importância que se reveste para toda a comunidade o tema da agricultura familiar.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 2
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, Português, Matemática, Expressão Plástica
- N.º de alunos envolvidos: 22
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4
Como são envolvidas as famílias?
Incentivando e ajudando os seus filhos, apelando à sua participação no tratamento da horta; transmitindo a sua prática e os seus conhecimentos em contexto dentro e fora da sala de aula; participando na elaboração da sopa elaborada com os produtos da horta;
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Demos início a este projeto no dia 16 de outubro, na parte da manhã. No final de novembro, fomos observar as plantas e já estavam a nascer. No dia 8 de janeiro quando pedimos as janeiras, visitámos a Casa Grande e verificámos que na nossa horta, já havia favas, crescidas e muito bonitas e que as nábias precisam de ser transplantadas, pois nasceram muito juntas e dessa forma não se desenvolverão convenientemente. Quanto às couves, as que pegaram, estão em visível crescimento. Devido ao estado do tempo, algumas plantas estão um pouco estragadas e a precisar de alguns cuidados que serão retomados no início de março.
Como é feita a preparação do solo?
Depois de visitarmos a quinta, escolhemos um pedaço de terra, cavámos, ancinhámos e semeámos couves, nábias e favas. Regámos tudo e rodeámos a horta com paus e cordões para delimitar o nosso canteiro.
É feita compostagem?
Não
Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves, nábias, favas e agriões e salsa ao lado de alguns morangueiros ali existentes que a proprietária da quinta nos ofereceu.
Como é feita a gestão da rega?
Por água pluvial e por rega manual.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Nas visitas à horta os alunos sacham as ervas daninhas ....
Existem animais ligados à horta?
Não
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Ação de sensibilização: "O biológico é bom!" Desfile de carnaval, confecionando os fatos com materiais reciclados subordinado ao tema da agricultura biológica. Confeção de uma refeição com os produtos da horta. Palestra e visita à flora e fauna do Parque Nacional Serra da Estrela Visita à Quinta do Chão D`Agra - Aveiro